Programa MedioTEC 2021: Inscrições para vagas remanescentes. Confira!

Os estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas públicas de São Paulo podem se inscrever para vagas remanescentes dos programas de formação dupla MedioTEC e Jovem Técnico.

O programa possui mais de 100 vagas remanescentes de cursos técnicos, abrangendo alguns dos mais concorridos, como administração e informática. São vagas em diferentes municípios, tanto para o interior como para a capital de São Paulo.

Veja, aqui, como se inscrever para tentar uma vaga remanescente no MedioTEC e Jovem Técnico, bem como informações sobre como funcionam esses programas de formação profissional.

mediotec 2021

O que é o MedioTEC e Jovem Técnico?

O MedioTEC e Jovem Técnico fazem parte do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que é destinado a jovens de famílias de baixa renda.

As vagas são custeadas pela Setec/MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Ministério da Educação), por meio de bolsa de estudos de formação.

A proposta do programa é garantir ao estudante do ensino médio maior possibilidade de conquistar um emprego assim que terminar sua formação básica, com rápida inserção no mercado de trabalho.

Para definir vagas e regiões de participação do programa, um mapeamento é realizado para determinar áreas com maior demanda, buscando atender a população mais carente.

Os aprovados no MedioTEC e Jovem Técnico recebem uma bolsa formação que prevê assistência estudantil para aumentar a possibilidade de permanência do estudante e reduzir a taxa de evasão.

A bolsa formação consiste no fornecimento de alimentação, se necessária, assim como de transporte para locomoção até a escola técnica, para realização dos estudos regularmente.

Os cursos de formação técnica do programa são disponibilizados em escolas da rede CPS (Centro Paula Souza), que possui unidades em diversas cidades do estado de São Paulo.

Todos os cursos possuem duração de três semestres e as aulas são ministradas no período da tarde, em ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) e unidades de ensino da Secretaria da Educação.

Como se inscrever às vagas remanescentes MedioTEC 2021?

A inscrição para vagas remanescentes é gratuita e exclusivamente realizada pela internet. É possível efetuá-la até o dia 26 deste mês. Confira, a seguir, um passo a passo para fazê-la:

  1. Acesse o formulário de inscrição MedioTEC;
  2. Preencha os campos com dados pessoais;
  3. Selecione o curso e unidade de ensino de seu interesse;
  4. Finalize a inscrição.

Se aprovado, o aluno receberá um e-mail informando esse fato, com uma solicitação de encaminhamento de documentos para matrícula.

Como é o processo seletivo MedioTEC 2021?

O processo seletivo de vagas remanescentes do programa MedioTEC 2021 é simplificado: os candidatos são classificados de acordo com a ordem de chegada e envio de documentação para matrícula.

Por isso, caso queira aumentar as chances de conseguir uma vaga é importante realizar a inscrição o quanto antes e preparar a documentação para envio assim que possível.

Documentos para matrícula MedioTEC 2021

E quais são os documentos solicitados para matrícula aos aprovados no MedioTEC 2021? Abaixo, preparamos uma lista com todos. Confira e aproveite para separá-los previamente:

  • Carteira de identidade (RG);
  • CPF;
  • Foto 3×4 recente e com fundo neutro;
  • Declaração original de matrícula a partir da segunda série do ensino médio, em escola pública. Deve ter assinatura do diretor ou agente escolar.

Um detalhe importante: todos esses documentos são encaminhados por e-mail. Além disso, a declaração de matrícula precisa ser solicitada na escola em que estuda.

Vagas remanescentes MedioTEC 2021

Mas, afinal, quais são as vagas remanescentes do MedioTEC e Jovem Técnico 2021? A seguir, apresentamos uma lista com todas as opções disponíveis. Confira:

  • Araraquara – ETEC Professora Anna de Oliveira Ferraz – curso Informática para Internet – 21 vagas;
  • Bebedouro – ETEC Professor Ídio Zucchi – curso Administração – 3 vagas;
  • Itatiba – ETEC Rosa Perrone Scavone – curso Informática – 11 vagas;
  • São Paulo – ETEC Paulino Botelho – curso Informática para Internet – 17 vagas;
  • Capital – ETEC Sapopemba – curso Marketing (11 vagas) e Logística (21 vagas) / ETEC Gildo Marçal Bezerra Brandão – curso Logística (4 vagas) / ETEC Irmão Agostina – curso Nutrição e Dietética (2 vagas) / ETEC Mandaqui – curso Nutrição e Dietética (7 vagas) / ETEC Pirituba – curso Contabilidade (5 vagas).

Ao todo, são 102 vagas remanescentes disponíveis no programa. Os interessados em uma delas podem fazer sua inscrição pela internet até o dia 26 de fevereiro.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Deixe seu comentário