Jovem Aprendiz Petrobras: Vagas abertas para 6 estados e DF – Confira!

Felipe Matozo

25/05/2021

A Petrobras iniciou o processo seletivo para o segundo ciclo do seu programa de Jovem Aprendiz. As inscrições ficam abertas até a próxima sexta-feira (28/05), e estão disponíveis para candidatos de 14 cidades em seis estados e no Distrito Federal.

Ao todo, o programa conta com 335 vagas abertas, e podem participar candidatos que tenham entre 14 anos e 22 anos e 11 meses completos. Além disso, os participantes devem estar cursando a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio, sendo que os critérios variam conforme o curso.

Para se inscrever no Programa Petrobras Jovem Aprendiz, basta acessar o site e selecionar a cidade e a vaga de interesse. Antes de se inscrever, no entanto, é importante ler o edital para conferir os critérios e requisitos de cada curso.

jovens aprendizes da petrobras

Imagem: Reprodução/Petrobras

A jornada de trabalho de um jovem aprendiz da Petrobras é de 4 horas por dia, de segunda a sexta-feira. Os candidatos selecionados pelo programa irão atuar na empresa durante um ano, com remuneração de um salário-mínimo (R$ 1.100) mais benefícios, o que inclui 13º salário, vale-transporte, férias e plano de previdência complementar opcional.

O programa da Petrobras também tem vagas para pessoas com deficiência (PcD) e para adolescentes egressos do trabalho infantil. No caso das vagas para PcD, não há limite de idade.

Durante o programa, os participantes terão acesso aulas de capacitação e farão atividades de prática profissional no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Além disso, ainda haverá visitas técnicas às instalações da Petrobras.

O primeiro ciclo do programa iniciou em dezembro do ano passado e admitiu 238 adolescentes. Na primeira etapa, as vagas foram distribuídas entre nove estados mais o Distrito Federal.

Veja também: Jovem Aprendiz – Vale tem mil vagas abertas para 7 estados do país. Confira!

Vagas do Petrobras Jovem Aprendiz por cidade

Este segundo ciclo do programa de Jovem Aprendiz da Petrobras oferece sete cursos profissionalizantes diferentes, mas as oportunidades não são as mesmas para todas as cidades.

Confira, a seguir, as vagas disponíveis para cada cidade participante desta etapa do programa:

  • Angra dos Reis (RJ) – Assistente de Logística (turno da tarde);
  • Betim (MG) – Operador de Inspeção de Qualidade (turno da tarde);
  • Brasília (DF) – Assistente Administrativo (turno da tarde);
  • Duque de Caxias (RJ) – Assistente de Logística (turno da tarde), e Mecânico de Manutenção (turno da manhã);
  • Fortaleza (CE) – Assistente de Logística (turno da tarde);
  • Ibirité (MG) – Operador de Inspeção de Qualidade (turno da tarde);
  • Itaboraí (RJ) – Assistente de Logística (turno da manhã);
  • Macaé (RJ) – Assistente de Logística (uma turma no turno da manhã e outra à tarde), Mecânico de Manutenção (turno da tarde), e Operador de Suporte Técnico em TI (uma turma no turno da manhã e outra à tarde);
  • Porto Alegre (RS) – Assistente de Logística (uma turma no turno da manhã e outra à tarde), Encanador Predial (turno da tarde) e Pedreiro de Edificações (turno da manhã);
  • Seropédica (RS) – Assistente de Logística (turno da tarde);
  • São José dos Campos (SP) – Operador de Suporte Técnico em Tecnologia da Informação (turno da manhã);
  • São Luís (MA) – Assistente Administrativo (turno da tarde);
  • Três Lagoas (MS) – Assistente Administrativo (turno da tarde).

Com essas e outras oportunidades, o objetivo do Programa Petrobras Jovem Aprendiz é promover a inclusão social dos participantes a partir da qualificação social e profissional, o que contribui para melhorar sua inserção no mercado de trabalho.

Veja também: Estágio – Seguradora HDI tem vagas abertas para SP, RS e SC. Confira!

Grupo Stefanini realiza as primeiras etapas do processo seletivo

O processo seletivo para o Programa Petrobras Jovem Aprendiz conta com a parceria do Grupo Stefanini, e é por isso que o site para inscrições não é o da Petrobras.

Das quatro etapas de seleção para o programa, as duas primeiras são de responsabilidade do Stefanini, conforme podemos ver a seguir:

  • Inscrição – entre os dias 24 e 28 de maio, no site do Stefanini;
  • Análise de Documentação – na inscrição, o candidato deve anexar documentos solicitados no edital. O Grupo Stefanini também é responsável pela análise;
  • Exame médico – esta etapa já é de responsabilidade da Petrobras;
  • Admissão – etapa final do processo seletivo, também fica por conta da Petrobras.

Em caso de dúvidas mesmo após a leitura do edital, basta enviar um e-mail para [email protected].

Fonte: G1

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta