Mutirão Nacional permite renegociar dívidas em mais de 160 bancos; veja como participar

Começa nesta terça-feira (1º) o Mutirão Nacional para renegociar dívidas. Descubra como participar da campanha.


Nesta terça-feira (1º), começa o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que deve permitir aos consumidores renegociar débitos atrasados com mais de 160 bancos e instituições financeiras.

Quem promove esta campanha são o Banco Central, Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Secretaria Nacional do Consumidor e Procons do país.

Quem pode participar do Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas?

A campanha de renegociação de dívidas promova pelo Banco Central ao lado da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor e dos Procons de todo o País é uma campanha que tem o objetivo de permitir que pessoas com nome sujo regularizem sua situação.

Veja também: Black Friday 2022: quando começa? Veja dicas de como se preparar e aproveitar as melhores ofertas

Podem participar do Mutirão Nacional aquelas pessoas físicas cujas dívidas em atraso não sejam atreladas a bens dados em garantia.

O Mapa de Inadimplência do Serasa revela que o país registrou 67,98 milhões de pessoas nessa situação em agosto. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias endividadas chegou a 79,3% em setembro.

No caso de pessoas que tem superendividamentos, estas têm direito à renegociação global, com todos os credores simultaneamente. A ideia é que assim elas consigam acordos mais adequados que a negociação com cada banco e a solução efetiva para o problema do superendividamento. Isso está previsto pela Lei 14.181/21.

Como participar do mutirão?

Para participar, o cidadão deve acessar a página do Mutirão e nela vai poder conferir as orientações para renegociação, além da lista de bancos participantes da campanha.

No site, o usuário ainda vai encontrar o Registrato, sistema do Banco Central com informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio.

Veja também: Décimo Terceiro Salário 2022: como calcular o valor a receber? Passo a passo completo

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.