Conta de luz pode ficar MAIS BARATA nessas regiões após medida da Aneel

Felipe Matozo

21/09/2022

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou uma medida que pode deixar a conta de luz mais barata para os consumidores do Norte e do Nordeste.

Nesta terça-feira (20/09), a agência mudou um dos componentes da tarifa de energia, o chamado sinal locacional, usado para repassar os custos para quem gera mais gastos para o sistema de transmissão.

Segundo a Aneel, a mudança fará com que os consumidores das duas regiões paguem R$ 1,23 bilhão a menos por ano. No Nordeste, a redução média será e 2,4%, enquanto no Norte a tarifa deve baixar 0,8%, em média.

Por que a mudança da Aneel pode deixa a conta de luz mais barata?

Nos últimos anos, o início das operações da usina hidrelétrica de Belo Monte, na região Norte, e de diversas usinas eólicas no Nordeste, fez com que as duas regiões passassem a gerar mais energia do que a demanda local.

Aproveite para conferir também
Estes tributos estão inclusos em sua Conta de Luz e você não sabia

Com isso, as duas regiões que antes eram importadoras de energia, passaram a exportar o excesso para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Essa mudança de cenário fez com que as usinas do Norte e do Nordeste gerassem mais gastos para o sistema de transmissão de energia. Porém, os geradores não estão pagando a mais por isso.

Além disso, os consumidores das duas regiões não precisam mais importar energia, pois estão próximos de grandes geradores, mas continuam pagando como antes.

Segundo a Aneel, a mudança na metodologia de cálculo tem o objetivo de corrigir essa distorção. Ou seja, as usinas devem pagar mais pelos custos de exportação, e os consumidores devem pagar menos por estarem mais próximos dos centros de carga.

A redução na conta de luz será sentida integralmente pelos consumidores do Norte e do Nordeste em 2028. Antes disso, haverá um período de transição que terá a duração de cinco anos.

VEJA TAMBÉM
Conta de Luz pode ter CUSTO EXTRA por 30 ANOS com essa medida aprovada na Câmara

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.