O concurso do INSS será estadual ou federal?

Saiba tudo a respeito do concurso do INSS, se ele será estadual ou federal e como costumam ocorrer as provas

Com a criação do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível que pessoas de todos os estados do Brasil, que apresentarem os requisitos necessários para a sua atuação na autarquia federal, prestem uma prova avaliativa para fazerem parte do time de servidores do INSS.

O concurso do INSS será estadual ou federal?

De acordo com o histórico de concursos do INSS, a prova de 2022 deverá ser realizada de maneira estadual, como um modo de todos os seus órgãos públicos possam ser devidamente atendidos com a presença de funcionários, para prestarem os seus serviços para a população brasileira.

Publicidade

Publicidade

Quantas vagas devem ser oferecidas?

O INSS conta com o oferecimento de mais de 7 mil vagas que se distribuem em duas áreas de atuação: Técnico de Seguro Social de Nível Médio e Analista do Seguro Social de Nível Superior.

Concurso INSS será estadual ou federal?
fonte/produção: original

Sobre o pagamento das prestações de serviços, os técnicos de seguro social contam com um salário de R$ 5.447,78, enquanto os analistas do seguro social contam com um salário de R$ 8.357,07. O porquê da diferença de salário se deve ao fato de os técnicos do seguro social são de nível médio ao contrário dos analistas do seguro social que são de nível superior.

Como foi o último concurso do INSS?

O último concurso do INSS foi feito no ano de 2015, em que foram oferecidas quase 1.000 vagas para os cargos de técnicos e analistas do seguro social.

Publicidade

Publicidade

Para ser garantido a vaga no INSS, os candidatos como técnicos do seguro social deveriam realizar uma prova avaliativa sobre questões com base em assuntos desde a língua portuguesa, o raciocínio lógico e as noções básicas da informática, até assuntos mais específicos como a ética no serviço público, o regime jurídico único e as noções de direito constitucional e administrativo.

Já para os analistas do seguro social, houve uma prova avaliativa com questões sobre a língua portuguesa, o raciocínio lógico, as noções de informática, o direito constitucional e administrativo, a legislação previdenciária e da assistência social, a saúde do trabalhador e da pessoa com deficiência.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário