O Governo estuda aumentar o número de famílias favorecidas na tarifa social de energia!

Flavio Carvalho

04/12/2021

A tarifa social de energia visa atender mais famílias no Brasil para gerar um desconto e a auxiliar a conseguir pagar em dia suas contas. Sendo assim, será possível aproveitar os valores inferiores e diferentes dos atuais que se tornou complicado de efetuar os pagamentos.

Existe alguma previsão para mais famílias na tarifa social de energia?

Mais pessoas serão inclusas na tarifa social de energia em janeiro de 2022. De acordo com estudos realizados pelo governo federal o número de famílias aumentará para 23,8 milhões.

O Governo estuda aumentar o número de famílias favorecidas na tarifa social de energia! (2)
Fonte/Reprodução: original

Neste momento, este benefício oferece um desconto no percentual de 10% a 65% na conta de luz conforme o consumo na residência. Aproximadamente, 12,3 milhões de famílias recebem esse desconto. O governo possui uma meta de incluir automaticamente cerca de 11,5 milhões de pessoas.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), este desconto será feito pela Tarifa Social. As distribuidoras de energia serão ressarcidas na medida da concessão beneficiária. Através de cálculos realizados pelo governo, o impacto seria de R$ 7 bilhões por ano.

Quem tem direito?

Famílias cadastradas em qualquer programa social criado pelo governo federal, que possua uma renda per capita de meio salário mínimo que equivale a R$ 550. Quem possuir o Auxílio Brasil poderá receber um desconto na conta de energia elétrica, bem como pessoas que recebem o BPC.

O que é a tarifa social de energia?

A tarifa social de energia elétrica trata-se de um desconto gerado na conta de luz. A saber, este desconto foi criado pelo governo federal para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, e que possuam algum membro que receba o BPC.

Este desconto é gerado conforme o consumo ao mês das famílias. Esse desconto costuma variar entre 10% a 65% para um consumo de 220kWh de acordo com a informação abaixo:

  • Consumo ao mês             Desconto
  • 30 kWh                                     65%
  • 31 kWh a 100 kWh               40%
  • 101 kWh a 220 kWh            10%

Para ter direito de obter descontos na conta de luz, será necessário que o chefe de família compareça à distribuidora de energia que seja de sua área. É necessário levar documentos como RG/CPF e número de beneficiário.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta