O que acontece se eu não pagar o IPVA 2023?

Eduardo Peres

15/01/2023

O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos) precisa ser pago anualmente por todos os proprietários de um veículo, seja carro, caminhão, motocicleta, van etc. Se por algum motivo você não pagar o IPVA de 2023, você poderá ter sérios problemas.

O que acontece comigo caso eu não pague o IPVA de 2023?

Aqueles que perdem o prazo do pagamento, que pode variar dependendo da placa do seu veículo, não recebe uma multa, porém pode acabar recebendo um total de 7 pontos na carteira nacional de habilitação (CNH). Além disso, também não é possível realizar o licenciamento do veículo, fazendo com que o Detran possa apreendê-lo, caso você deixe de pagar o imposto.

E para piorar, você acabará tendo o seu nome inscrito na dívida ativa do Estado, que é uma lista que contém o nome de todas as pessoas que possuem alguma dívida, como não ter pago o IPVA, por exemplo. Estar na dívida ativa pode impedir o indivíduo de realizar empréstimos e abrir contas bancárias.

Perda de acesso ao desconto

Aqueles que forem pagar o IPVA podem parcelar o pagamento em até 5 vezes, ou pagar o valor de uma vez só com um desconto. Porém, caso você acabe atrasando o pagamento, você não poderá efetuar a quitação da dívida com o desconto, que é de 3%.

Como já foi dito antes, não pagar o IPVA não resulta em multas, mas não realizar o licenciamento do veículo pode sim resultar em uma. Não realizar o licenciamento é considerado uma infração gravíssima, e pode resultar em uma multa de R$ 233,47 reais.

Como pagar o IPVA estando atrasado

Quem está atrasado no pagamento e quer quitar a dívida do IPVA basta acessar o site do Detran ou a secretaria da fazenda do seu Estado, e pedir para emitir uma nova guia de pagamentos que já vem com os valores atualizados, das multas e da data de vencimento.

Porém, caso a dívida do imposto esteja inscrita na dívida ativa, será necessário emitir uma guia de recolhimento exclusiva através do site da Procuradoria Geral do Estado, sendo necessário informar o RENAVAM do veículo ou então o CPF ou CNPJ do proprietário do automóvel. O pagamento nessa situação deverá ser efetuado em bancos credenciados pelo serviço.

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta