O que acontece se eu pagar o mínimo da fatura do Cartão de Crédito?
Entenda o que acontece caso o consumidor faça o pagamento do mínimo do cartão de crédito e por que o ideal é fugir desse tipo de situação.
Uma das dúvidas mais comuns entre os consumidores sobre o cartão de crédito é: o que acontece ao pagar o mínimo?
Na matéria a seguir, você tira esta dúvida e outras mais a respeito do pagamento do mínimo do cartão.
O que acontece se eu pagar o mínimo do cartão de crédito?
Embora a ideia por trás do cartão de crédito seja fazer o pagamento pelo uso do crédito ao final de um determinado período de tempo, nem sempre o consumidor consegue pagar o valor integral da fatura do cartão.
Veja também: Como saber quando fecha a Fatura do Cartão de Crédito?
De modo geral, o cartão de crédito funciona como uma ferramenta de empréstimo. O consumidor tem um prazo de aproximadamente 30 dias para efetuar o pagamento da fatura, que é o valor total do crédito utilizado. O ideal é que o consumidor se programe para fazer o pagamento do valor completo da fatura, mas nem sempre isso é possível.
Isso pode acontecer por diversas razões e, com isso, é comum que seja feito o pagamento apenas do valor mínimo da fatura do cartão de crédito.
Ao fazer o pagamento do mínimo da fatura do cartão de crédito, o cliente de uma determinada instituição financeira acaba caindo no rotativo do cartão. Ele paga o mínimo da fatura, de 15%, e deve realizar o pagamento do restante do valor por meio das faturas seguintes.
Por que devo evitar pagar o mínimo?
Especialistas recomendam que os consumidores evitem pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito. Afinal de contas, ao fazer o pagamento do mínimo, o consumidor é obrigado a fazer uma espécie de financiamento do restante do valor.
Com esse financiamento, o cliente acaba tendo de pagar:
- juros rotativos,
- multa por atraso,
- juros de mora (taxa sobre o atraso do pagamento) e
- IOF.
Ou seja, a tendência é pagar um valor muito mais elevado. Sendo assim, é importante fazer um planejamento financeiro, considerando dinheiro que vai entrar no decorrer do mês, despesas fixas, situações imprevistas e assim por diante.
A respeito disso, especialistas recomendam que o cartão de crédito seja visto como uma ferramenta de emergência, para evitar gastos desnecessários com ele.
Veja também: O que é Cartão Pré-Pago? Como ele funciona?