Código X5 na Caixa: o que é e como resolver?

Felipe Matozo

13/06/2023

Se você é cliente da Caixa e utiliza o aplicativo ou internet banking, é possível que já tenha se deparado com o temido erro X5, um código misterioso pode gerar dúvidas e preocupações.

Mas fique tranquilo! Neste artigo, vamos desvendar o que é o código X5, explicar por que ele ocorre e mostrar como resolver esse problema comum.

Além disso, separamos dicas valiosas para que você possa evitar futuros transtornos. Então, continue lendo e descubra tudo sobre o código X5 no aplicativo da Caixa!

O que é o Código X5 da Caixa?

Código X5 na Caixa o que é e como resolver

Código X5 na Caixa: o que é e como resolver. Foto: Reprodução

O código X5 é uma indicação de que seu dispositivo, seja ele um computador ou smartphone, está bloqueado para acessar o internet banking da Caixa Econômica Federal.

Quando esse erro surge, ele é exibido tanto no aplicativo para celular quanto no internet banking, deixando muitos usuários confusos e preocupados. No entanto, saiba que esse problema tem solução!

Mas por que esse erro acontece?

O código X5 pode aparecer por diferentes motivos. Um deles é quando o usuário tenta acessar sua conta em outro celular, o que faz com que o sistema da Caixa bloqueie o acesso no aplicativo.

Além disso, outra situação que pode acarretar no erro X5 é a tentativa de realizar transações fora do horário de expediente bancário, que é das 8h às 17h.

Por fim, o uso de uma versão desatualizada do aplicativo também pode resultar nesse código de erro.

Como resolver o erro do código X5 da Caixa?

Desbloqueio pelo aplicativo da conta Caixa no celular

Se o erro X5 surgir no aplicativo da conta Caixa no celular, existem algumas soluções que você pode tentar.

Primeiramente, desinstale o aplicativo e faça uma nova instalação. Caso o problema persista, uma alternativa é cadastrar um novo usuário por meio do internet banking.

Para isso, acesse a opção “Cadastrar”, leia e aceite o contrato exibido em sua tela. Após excluir o usuário antigo, inclua um novo, cadastre uma nova senha e libere o dispositivo em um terminal de autoatendimento da Caixa.

Desbloqueio pelo Caixa Tem

Se o código X5 aparecer no aplicativo Caixa Tem, você pode tentar algumas soluções simples. Para começar, cheque se a sua conta do Caixa Tem está logada em outros dispositivos. Se estiver, faça logout nesses aparelhos e tente acessar novamente.

Outra opção é limpar o cache do seu smartphone e tentar o acesso novamente. Se o problema persistir, a reinstalação do aplicativo pode ser necessária. Além disso, é fundamental manter o aplicativo do Caixa Tem sempre atualizado.

Desbloqueio pelo internet banking no computador

Se o código X5 surgir ao acessar o internet banking da Caixa no computador, você também tem alternativas para solucioná-lo. Uma delas é desinstalar o aplicativo “WARSAW” do seu computador, reiniciá-lo no modo de segurança e abrir o navegador para que o programa seja reinstalado.

Outra opção é refazer o cadastro no Internet Banking da Caixa. Mas caso as soluções não funcionem, entre em contato com a área de atendimento da Caixa ou procure a agência mais próxima para obter auxílio.

Como desbloquear a assinatura eletrônica da Caixa?

A assinatura eletrônica da Caixa é fundamental para realizar movimentações financeiras pelo internet banking e aplicativo do banco.

Mas caso você tenha esquecido sua assinatura eletrônica ou ela tenha sido bloqueada, siga os passos abaixo para fazer o desbloqueio:

  • Acesse o internet banking da Caixa com seu usuário e senha. Você pode fazer isso pelo computador, celular ou tablet.
  • Em seguida, clique em “Configurações”, depois “Contas” e “Consultar Contas”.
  • Selecione a sua conta e clique em “Cadastrar assinatura”.
  • Feito isso, revise e confirme as informações solicitadas.
  • Na sequência, aceite os termos do contrato clicando em “Concordo”.
  • Por fim, conclua o processo em um caixa eletrônico em uma agência da Caixa.

Como desbloquear a sua assinatura eletrônica?

Para desbloquear sua assinatura eletrônica, siga os passos abaixo:

  • Vá até um terminal de autoatendimento da Caixa (caixas eletrônicos) e insira o cartão com chip no terminal.
  • No caixa, selecione “Outros Serviços” e depois escolha “Senhas e validações de acessos”;
  • Em seguida, toque em “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica”, digite seu CPF e confirme.
  • Selecione a opção para aderir ao serviço de SMS para receber alertas de transações realizadas em sua conta.

O erro X5 da Caixa é um problema comum enfrentado por muitos clientes, mas felizmente possui soluções práticas.

Lembre-se sempre de manter seus aplicativos atualizados e seguir as orientações de segurança para evitar problemas futuros. Caso enfrente dificuldades, a equipe de suporte da Caixa está pronta para ajudar.

Você também pode gostar de ler
O que fazer quando o Caixa Tem não abre? Veja 12 opções

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.