O que é a Malha Fina do Imposto de Renda?
Descubra aqui o que é a Malha Fina do Imposto de Renda, quais as principais causas e consequências e o que fazer caso tenha caído nela!
Nesta segunda-feira, 7 de março, começa a contar o prazo para o envio da Declaração do Imposto de Renda 2022, que vai até o dia 29 de abril. Porém, com o início do processo, dúvidas já começam a surgir na cabeça dos brasileiros. Como, por exemplo: o que é a Malha Fina do Imposto de Renda e como fugir dela?
Nesta matéria do No Detalhe, você vai entender melhor o que é a Malha Fina, quais os motivos para cair nela e o que fazer caso tenha tido a sua restituição do imposto de renda retida pela Receita Federal.
O que é “cair na malha fina” do Imposto de Renda?
A expressão “cair na malha fina” da Receita Final significa basicamente que a declaração do Imposto de Renda que você enviou estava com algum erro ou problema. Como, por exemplo, a presença de valores incorretos, dados pessoais errados, erros de digitação, incompatibilidade de valores apresentados etc.
Também é possível que o contribuinte caia na malha fina por ter enviado documentos errados ou que não comprovem as informações apresentadas na declaração do IR.
Quando isso acontece, a declaração fica retida na Receita Federal, impedindo assim que o cidadão receba a restituição do Imposto de Renda.
Além disso, há algumas consequências para o contribuinte, como a possibilidade de cobrança de uma multa (especialmente em caso de atraso), ser enquadrado em crimes de sonegação fiscal, ser impedido de assumir cargos públicos etc.
O que fazer caso eu caia na malha fina do Imposto de Renda?
Se você caiu na malha fina da Receita Federal, você precisará enviar uma retificação à Receita explicando e corrigindo os erros da primeira declaração. Além disso, precisará também incluir os documentos que comprovem as novas informações apresentadas.
Para retificar a sua declaração do imposto de renda, basta acessar a seção “Pendências de malha” no extrato de sua declaração do imposto de renda. Essa seção mostra os problemas que a sua declaração apresentou e contém orientações sobre como consertá-la.
Passo a passo de como consultar se caiu na malha fina do Imposto de Renda
Não recebeu a restituição do Imposto de Renda e agora está em dúvida se caiu ou não na malha fina da Receita Federal? Pois confira abaixo um passo a passo de como descobrir se caiu ou não:
- Acesse o site da Receita Federal clicando aqui;
- Faça login na plataforma da Receita Federal informando o seu CPF/CNPJ e seu código de acesso ou senha;
- Clique na aba “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, aperte em “Extrato de Processamento da DIRPF” e logo em seguida em “processamento”;
- Por fim, vá na opção “Pendências de Malha”.
Pronto! Com isso, você poderá ver todas as suas pendências de malha em formato de lista. Se a lista estiver em branco, isso significa que você pode ficar tranquilo(a), pois não caiu na malha fina da receita.
Quanto tempo até eu sair da malha fina?
Depois que você envia a declaração do imposto de renda retificada, cabe aos fiscais do governo avaliarem as informações e os documentos apresentados. Esse procedimento pode demorar dias, meses ou anos a depender da gravidade do problema.
Porém, convém lembrar que a análise de restituição tem um prazo de até 5 anos para ser concluída. Esse prazo começa a ser contado a partir da data de envio da retificação da declaração.
Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Principais regras para a declaração do Imposto de Renda 2022