O que é a tecnologia NFC: método de pagamento crescente no Brasil

O que é a tecnologia NFC: método de pagamento crescente no Brasil, confira tudo que você vai precisar aqui No Detalhe.

A tendência é que a forma como pagamos nossas compras se torne cada vez mais ágil e prática. Atualmente, conseguimos efetuar um pagamento sem mesmo estar com a carteira e a tecnologia NFC ou Contactless é a responsável por isso.

O pagamento por NFC é a tecnologia que concede ao cliente o poder de utilizar dispositivos como cartões, pulseiras, relógios inteligentes, chaveiros e até celulares para pagar suas compras. Isso tudo apenas via contato, ou seja, sem que nada seja inserido na maquininha.

Publicidade

Publicidade

O que é a tecnologia NFC e como funciona para pagamentos?

NFC é a abreviação de Near Field Communication, que em sua tradução para português significa Comunicação por Campo de Proximidade. Essa tecnologia, presente em cartões de créditos e débito e em dispositivos eletrônicos, consegue realizar pagamentos com base na troca de informações, sem utilizar conexão a fio.  

O que é a tecnologia NFC método de pagamento crescente no Brasil (2)
Fonte/Reprodução: original

Para que o pagamento seja feito, a pessoa precisa colocar seu dispositivo ou cartão próximo a máquina, normalmente a leitura é feita em aproximadamente 10 centímetros. Esse método também é encontrado em caixas eletrônicos e até em terminais de transporte público.

Este recurso não demanda tempo: um pagamento pode ser feito em apenas alguns segundos. Seu funcionamento é possível em razão de um link que é criado por meio de radiofrequência. É por meio dele que há movimentações entre as informações dos dois aparelhos.  

Publicidade

Publicidade

O que explica o aumento da utilização da tecnologia NFC no Brasil?

A tecnologia NFC está em plena difusão no Brasil. É possível afirmar um crescimento de até 300% em relação ao uso dessa tecnologia e grande parte desse aumento na utilização se dá por causa da pandemia de COVID-19, onde o contato era evitado.

De acordo com a Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento, do mês de janeiro a março de 2021, é possível contabilizar um total de R$ 18,6 bilhões de transições para o meio contactless, nos três primeiros meses de 2020 esse número era apenas de R$ 3,9 bilhões. 

A tecnologia NFC funciona no celular?

Sim, a tecnologia funciona em aparelhos celulares. Hoje em dia, o NFC está presente na grande maioria dos celulares vendidos. Para saber se o seu está apto para realizar esta função, faça a leitura de seu manual para conferir as especificações técnicas. 

Para utilizar a tecnologia por meio do seu celular, é necessário realizar o cadastro de seu cartão de crédito/débito na plataforma destinada a isso em seu aparelho. Todo celular tem sua própria plataforma, isso varia conforme a marca, por exemplo: Samsung Pay, Android Pay e Apple Pay.

Após cadastrar seu cartão, você está capacitado para realizar pagamentos por meio do seu celular. Não é necessário estar com nenhum cartão para isso, apenas com seu aparelho em mãos. Na hora do pagamento, apenas informe ao caixa o método utilizado e aproxime seu celular após a liberação da maquininha. 

O pagamento por aproximação é a forma mais prática e segura existente no mercado. Ele veio para revolucionar a forma de pagamento das pessoas, dando mais agilidade no dia a dia. Além disso, com ele não é mais preciso carregar muitas coisas, apenas um aparelho ou cartão em mãos basta, evitando maiores danos em casos de roubos ou fraudes no cartão.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário