O que é Inscrição Estadual? Descubra aqui!

Fique sabendo o que é a chamada Inscrição Estadual, para que ela serve, como consultar e mais. Não deixe de conferir.


Para emitir a Nota Fiscal de Venda ou de Produto (NF-e), as empresas precisam da Inscrição Estadual. Sendo assim, é importante saber o que ela é, como consultá-la e mais.

Nesta matéria, você fica sabendo sobre a importância da Inscrição Estadual.

O que é Inscrição Estadual?

A Inscrição Estadual (IE) é um número que formaliza quem comercializa produtos físicos e tem a necessidade de emitir a Nota Fiscal de Venda ou de Produto (NF-e). Esse número é composto por nove dígitos e costuma ser utilizado para o recolhimento do ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Cada parte dos dígitos que compõe a Inscrição Estadual têm algum significado. Confira a seguir.

  • dois primeiros dígitos: estado de cadastro;
  • seis dígitos seguintes: número de identificação da empresa;
  • último dígito: número utilizado para verificar a autenticidade da Inscrição.

Quando um empreendedor decide formalizar seu negócio e abre uma empresa, ele recebe esse número, que é bem parecido com o CNPJ, e se regulariza perante a Receita Federal.

Cada estado brasileiro tem a responsabilidade de fazer o registro da Inscrição Estadual, o que significa que as exigências podem ser diferentes em determinados locais. Isso se deve ao fato de que cada estado tem a sua própria legislação de ICMS.

Como consultar?

Para consultar o número da IE, é possível utilizar o Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços – SINTEGRA/ICMS. Para isso, é necessário seguir o seguinte passo a passo:

  •  Acessar o site do SINTEGRA e selecione, no mapa, o estado de estabelecimento da empresa que será consultada.
  • Após escolher o estado brasileiro em que a empresa atua, selecionar uma das informações que estiver disponível – IE / CNPJ/ NIRE – e prosseguir com o preenchimento das informações para validação e envio.
  • A partir disso, o sistema deve apresentar as informações com os dados da empresa. Entre eles: Inscrição Estadual, CNPJ, Nome Empresarial e Nome Fantasia, entre outras informações, como endereço, atividade realizada pela empresa e assim por diante.

Vale comentar que o recolhimento de Imposto Sobre Serviços (ISS) para quem atua como Microempreendedor Individual (MEI) é feito através da Inscrição Municipal.

Veja também: MEI pode ganhar nova modalidade de CRÉDITO em breve; entenda

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.