O que é o Cartão Cidadão? Tire todas as suas dúvidas!

Saiba o que é o Cartão Cidadão, quem tem direito, para que serve, como solicitar, desbloquear a senha do cartão e mais!


O Cartão Cidadão é um cartão que deve facilitar o acesso a benefícios sociais, promovidos pelo Governo Federal. Embora seja muito importante, esse produto não é tão conhecido quanto os próprios programas sociais.

De modo geral, ele permite consultar saldos e extratos, referentes ao FGTS, PIS e mais.

A seguir, você fica sabendo o que é o Cartão Cidadão, para que ele serve, como solicitar o cartão e mais. Confira!

O que é o Cartão Cidadão?

O que é o Cartão Cidadão? Tire todas as suas dúvidas!
Saiba o que é o Cartão Cidadão, quem tem direito, para que serve, como solicitar, desbloquear a senha do cartão e mais! (Imagem: Reprodução/Internet)

O Cartão Cidadão é um recurso emitido pela Caixa Econômica Federal que permite que milhões de brasileiros tenham acesso a diversos benefícios trabalhistas e sociais pagos pelo governo federal, de forma simples e rápida.

Com este produto, o cidadão tem a possibilidade de fazer saques em locais que são previamente autorizados pela Caixa Econômica Federal. A utilização do cartão pode ser feita em todo o território nacional. Ou seja, não é preciso que o cidadão esteja no estado onde reside para poder utilizar o cartão e os serviços oferecidos por ele.

Se o cidadão comparecer a uma agência da Caixa Econômica, a casas lotéricas, terminais eletrônicos da Caixa ou correspondentes Caixa Aqui portando um documento de identificação com foto, o próprio Cartão Cidadão e a senha, ele deve poder receber todos os benefícios sociais.

Quem tem direito ao Cartão Cidadão?

Esse recurso se destina a toda pessoa que recebe benefícios sociais ou trabalhistas.

A ideia é que o indivíduo não seja impedido de receber esses benefícios por não possuir conta em nenhum banco público, como é o caso do CEF e do Banco do Brasil, por exemplo.

Desse modo, se o cidadão recebe algum tipo de benefício do governo, ele tem direito de solicitar esse recurso.

Aqueles que recebem benefícios e possuem conta aberta na Caixa, sendo ela corrente ou poupança, não precisam pedir o Cartão Cidadão. Afinal, se essa conta existir, todos os pagamentos acabam por ser feitos diretamente nela. Para manter o cartão, é preciso manter todas as informações pessoais atualizadas junto ao banco pagador (CEF).

Entre essas informações, estão endereço e telefone de contato, por exemplo.

Para que serve esse recurso?

Como comentamos anteriormente, o cartão deve facilitar o acesso ao pagamento de benefícios sociais e trabalhistas. Nesse sentido, o cartão serve para permitir ao cidadão receber o pagamento do Auxílio Brasil, FGTS, PIS/PASEP e mais, além de consultar saldos e extratos de diferentes benefícios concedidos pelo governo.

Como solicitar o Cartão Cidadão?

Para solicitar o recurso, basta ligar para o número 0800 726 0207, seguir as orientações e solicitá-lo.

O pedido também pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o cidadão deve ter o número do NIS/PIS/PASEP para que a solicitação da primeira via do Cartão Cidadão.

Não deve haver cobrança de nenhuma taxa para que o cartão seja emitido. Afinal, trata-se de um recurso que deve ser concedido gratuitamente à população. Inclusive, pode-se escolher entre receber o cartão via correio ou retirá-lo na agência da Caixa.

Como desbloquear a senha do Cartão Cidadão?

A primeira vez que o cidadão for utilizar o cartão, irá perceber que ele está bloqueado. Por questões de segurança, o produto deve chegar à casa do indivíduo bloqueado. Para fazer o desbloquear, é preciso ir até uma casa lotérica e apresentar pelo menos um dos seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade com foto recente e legível;
  • Carteira de Habilitação com foto (modelo novo);
  • Carteira Profissional que indica registro em algum órgão (CRM, OAB, CREA, entre outros);
  • Identidade Militar;
  • Carteira Funcional;
  • Passaporte com foto recente, dentre outros.

Também é possível fazer o procedimento de cadastro de senha através do telefone 0800 726 0207. Esse canal de atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h (exceto feriados nacionais), e aos sábados, das 10h às 16h.

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Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.