O que é o iToken e como utilizar?
Você sabe como utilizar e o que é o IToken do Itaú? Confira tudo o que você vai precisar e gostar de saber sobre o assunto aqui!
Não sabe o que é e como funciona o iToken do Itaú? Para que transações de dinheiro sejam realizadas com segurança através dos canais digitais, é necessário que o cliente indique o iToken Itaú. Trata-se de um código feito para a segurança do aplicativo Itaú. Confira a seguir todos os detalhes de como utilizar da maneira correta essa ferramenta.
O que é o iToken e para que serve?
O iToken é uma ferramenta que funciona como uma espécie de camada de segurança dos canais digitais do banco Itaú. Todo cliente do banco precisa ter a ferramenta cadastrado conforme as regras para conseguir realizar transações de dinheiro, pagar contas e transferências pelos canais digitais e aplicativo Itaú.

Antes a ferramenta necessitava de uma sincronização com um caixa eletrônico físico do Itaú para começar a operar. Isso mudou: agora o novo modelo permite a liberação do iToken apenas com o reconhecimento facial do cliente e a senha do cartão Itaú.
Como funciona o iToken Itaú?
O iToken Itaú é um dispositivo dentro do próprio aplicativo do banco que gera uma sequência numérica aleatória utilizada para a aprovação de transações digitais, como movimentação de dinheiro, pagamento de boletos etc. Estas sequências numéricas são frequentemente atualizadas, o que aumenta a segurança do usuário.
Na prática, isso significa que determinadas funções da sua conta Itaú só podem ser realizadas através do seu smartphone, pois é nele que o iToken está instalado. Caso alguém tente, por exemplo, fazer um Pix de outro smartphone usando a sua conta, esta pessoa não conseguirá completar a operação, já que não possui o token Itaú instalado em seu celular.
Como saber qual meu iToken?
Para saber o iToken Itaú, é necessário abrir o aplicativo pelo celular e acessar a conta com os dados pessoais. Feito isso, basta digitar pelo nome da ferramenta na barra de pesquisa do aplicativo e escolher pela opção ‘’iToken no aplicativo’’.
Após ler todas as instruções necessárias feitas pelo banco, a ferramenta estará apta para ser habilitada através do reconhecimento facial do aplicativo. Para confirmar basta digitar a senha do cartão.
O que é o iToken SMS?
O iToken Itaú SMS tem a mesma função que os demais disponíveis para confirmar transações bancárias. O funcionamento deste método acontece via SMS no celular toda vez que o cliente necessita efetuar uma transação.
O código enviado por SMS expira logo após o uso do cliente e não precisa de conexão com a internet para ser gerado. É uma das melhores opções para quem realiza viagens internacionais ou está sem internet por algum motivo.
Posso transferir o iToken para outro celular?
Para quem, por algum motivo, sofreu troca recente de celular, o iToken precisa ser cadastrado e habilitado novamente. Para isso, é necessário que a pessoa vá até um caixa eletrônico Itaú com o cartão e o smartphone em mãos. Deste modo, um novo cadastrado poderá ser feito e o anterior será excluído na mesma hora pelo banco.
Tem como ter 2 iToken num mesmo celular?
É possível ter mais de um iToken Itaú no mesmo dispositivo móvel, porém isso acontece para quem utiliza mais de um aplicativo Itaú, como app Itaú para empresas e o app Itaú para computador. Deste modo, o iToken da conta jurídica não será o mesmo para conta de pessoa física.
Como instalar/ativar o iToken no meu aplicativo Itaú sem precisar ir até a agência bancária?
É instalar e ativar o token no seu app Itaú pela primeira vez, sem precisar visitar uma agência bancária. Basta seguir os passos abaixo e utilizar o reconhecimento facial para instalar o iToken em seu aplicativo:
- Primeiramente, abra o app Itaú e clique no ícone do iToken na parte inferior da tela;
- Aperte em continuar e leia as breves dicas e explicações disponibilizadas pelo Itaú;
- Em seguida, movimente o smartphone e posicione a câmera dele de modo a centralizar o seu rosto na moldura mostrada na tela;
- Por fim, caso o reconhecimento facial seja bem sucedido, seu iToken estará ativo e você poderá aproveitar todos os recursos que o Itaú disponibiliza aos seus clientes.
Caso o seu smartphone não seja compatível, não tenha a câmera funcionando ou apresente problemas com o reconhecimento facial, você precisará se deslocar até uma agência do Itaú para efetuar a instalação do iToken em um caixa eletrônico.
Como liberar meu iToken Itaú?
Para liberar a ferramenta, em alguns casos será necessário ir até um caixa eletrônico oficial da rede Itaú com o celular do aplicativo. No caixa, basta acessar a conta normalmente com os dados e clicar na aba ‘’Ver agora’’ na mensagem de desbloqueio.
Feito isso, basta confirmar normalmente o desbloqueio e seguir os passos compartilhados através do celular. Após habilitar com a utilização do caixa eletrônico, o cliente poderá acessar o app Itaú e seus serviços. Ao sair, a ferramenta será criada.
Posso habilitar o iToken para PC?
Há uma maneira de habilitar o iToken para utilização no computador. Para isso é necessário baixar o app Itaú no computador e desbloquear o modo pelo aplicativo do celular. Com a utilização do celular, procure pelo ícone que indica a ferramenta e aponte o leitor de QR Code no código compartilhado no aplicativo do computador.
Feito todo o processo, basta confirmar com o código de 6 dígitos e o computador estará habilitado para uso da ferramenta. Lembrando que o iToken é uma forma de segurança para todos os clientes Itaú que realizam transações em canais digitais. Ele evita fraudes e atividades não confirmadas pelo cliente Itaú.