Cuidado com este GOLPE DO EMPRÉSTIMO que está fazendo muitas vítimas

Felipe Matozo

19/08/2022

Um golpe aplicado por falsas centrais telefônicas vem atingindo pessoas que contrataram um empréstimo bancário e acabam tendo seus dados roubados por criminosos.

O golpe foi relatado por vítimas do Rio Grande do Sul à RBS TV, mas é possível que haja ocorrências em outros estados do país, pois o Banco do Brasil confirma que há quadrilhas especializadas neste tipo de fraude.

Como funciona o golpe?

Neste golpe, os criminosos abordam pessoas que contrataram empréstimos bancários e oferecer supostas ofertas de renegociação.

Para isso, os golpistas usam uma falsa central telefônica para se passar pelo banco onde as vítimas contrataram o empréstimo. O objetivo da fraude é conseguir documentos dos clientes para aplicar outros golpes.

Uma das vítimas entrevistadas pela RBS TV conta que caiu no golpe e teve um prejuízo de R$ 19 mil. Segundo ela, os criminosos ligaram oferecendo uma portabilidade que reduziria as parcelas do empréstimo.

A mulher, que preferiu não ser identificada, conta que aceitou e repassou os documentos para os criminosos. Com estes dados em mãos, os golpistas fizeram um empréstimo de R$ 19 mil em nome da vítima, que ainda não conseguiu recuperar o prejuízo.

Golpistas conhecem os valores dos empréstimos das vítimas

Uma das questões que mais preocupa neste golpe, é que os golpistas sabem o valor da parcela paga pela vítima e o saldo que ainda resta para quitar o empréstimo.

Durante a produção da reportagem, a equipe da RBS TV flagrou o momento em que criminosos entraram em contato com o aposentado Luiz Eduardo Cândido. Na mensagem que chegou em seu celular, os golpistas conheciam detalhes da sua dívida de empréstimo e ofereciam uma renegociação.

Ao telefone, uma mulher dizia que em um primeiro momento o Banco do Brasil solicita a documentação, e depois gera a biometria por meio de uma foto. Porém, o Banco do Brasil explica que não realiza este tipo de abordagem.

Como se proteger deste golpe do empréstimo?

Segundo o delegado André Anicet, da Delegacia de Crimes Informáticos, quando alguém ficar com dúvidas em relação a algum tipo de abordagem, é recomendado entrar em contato com o banco.

Para isso, a pessoa deve procurar os canais de atendimento oficiais da instituição ou ir até uma agência bancária para tirar dúvidas, orienta o delegado. As informações são da RBS TV.

VEJA TAMBÉM: Golpes bancários AUMENTARAM neste ano; veja as fraudes MAIS COMUNS e previna-se

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta