O que significa decorrido o prazo pelo INSS?

O que significa decorrido o prazo pelo INSS? Confira tudo que você precisa saber e muito mais aqui No Detalhe.

O prazo decorrido dentro do INSS, se refere à quando um benefício tem um tempo estipulado para ser pago ao beneficiário. Quando esse prazo termina, se dá o decurso do tempo, o INSS cessará o pagamento do benefício. Tornando assim, o prazo decorrido. Entenda melhor abaixo.

Para que é dado o prazo em um andamento de processo?

Em um processo prazos são estipulados para o cumprimento de alguma determinada ação, para que se dê andamento ao mesmo.

Publicidade

Publicidade

Um prazo é concedido para que, ambas as partes dentro de um processo, possam se manifestar, como, por exemplo, apresentação de documentos comprobatórios, os recursos cabíveis e necessários, para fundamentar um argumento. E isso é chamado de prazo para as partes.

O que significa decorrido o prazo pelo INSS (2)
Fonte/Reprodução: original

Também temos um prazo para o recurso, que nada mais é do que a resposta que se dá aos recursos que foram apresentados no processo.

Normalmente, de acordo com cada ação, os prazos já são pré-definidos. Um juiz poderá determinar um prazo específico, caso seja necessário.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, nós temos duas formas de prazo. Sendo eles o prazo legal: que já está determinado por lei e o prazo judicial, que o juiz do processo que irá conceder.

O que fazer quando o prazo decorre no caso de processo no INSS?

Quando isso acontece, o processo continua correndo normalmente e o seu andamento vai depender de como a ação está se desenrolando. Cada uma das partes tem direito a responder ao que a outra apresenta e, por isso, o desenvolvimento processual pode variar.

O que acontece depois de decorrido o prazo do INSS?

Quando um prazo se dá por decorrido, significa que ele chegou ao fim, que o período para que ambas as partes se manifestassem no processo, terminou. E assim o benefício é cessado, porque ele já possuía prazo estipulado anteriormente.

Apesar de caber recursos ao longo desse período, para comprovar algo, ou mudar a estrutura do benefício concedido, é certo que esse benefício já é concedido com um tempo estipulado, se valendo do decurso do prazo. Findado o decurso do prazo, o benefício terá sido cumprido pela lei.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

1 comentário

  • O que dizer Decorrido prazo de INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL em?me explica

Deixe seu comentário