Ozempic para emagrecer pode ser perigoso? Por que as pessoas têm usado esse medicamento?

Descubra o que é o Ozempic e entenda de uma vez por todas se ele pode ser usado para emagrecer ou se é perigoso.


Existe um remédio que têm feito bastante sucesso entre pacientes que estão procurando emagrecer, que é o ozempic. Mas será que esse remédio é realmente bom para o tratamento de emagrecimento? Não é perigoso? Na matéria a seguir, você tira suas dúvidas sobre o ozempic.

Ozempic para emagrecer pode ser perigoso?

Existem casos específicos em que o Ozempic é recomendado no tratamento para perda de peso. Esse remédio é recomendado em situações em que o paciente adulta está sofrendo de diabetes tipo 2 não controlada.

Para pessoas que não se encontrem nessa condição, esse medicamento pode ser bastante perigoso, caso seu uso não seja monitorado por um especialista.

Ainda em 2016, a Novo Nordisk, que é a mesma fabricante do ozempic, lançou unicamente no Brasil o Saxenda, que é seu único remédio presente no país, sendo usado para tratar obesidade. Em 2020, o remédio passou a servir o público de adolescentes entre 12 e 18 anos.

Em nota, a Novo Nordisk destaca que “a companhia não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off label, ou seja, em desacordo com a bula de seus produtos”.

Outra informação que consta na nota é que “Ozempic, aprovado e comercializado no Brasil para diabetes tipo 2 e cujo princípio ativo é o mesmo do Wegovy, ainda em fase de aprovação pela Anvisa (semaglutida), não possui indicação aprovada pelas agências regulatórias nacionais e internacionais para obesidade”.

Até que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decida o contrário, não é qualquer pessoa que pode decidir que vai começar a tomar esse medicamento. Ele pode ocasionar perda de até 15% do peso corporal de pessoas que sofram com sobrepeso e obesidade, no prazo de um ano e meio.

Esse remédio tem uso aprovado?

O ozempic é um medicamente que tem aprovação da Anvisa para o tratamento de diabetes. Mas ele não possui aprovação para uso de tratamento de emagrecimento para pacientes que não têm diabetes.

Apesar da restrição, alguns médicos endocrinologistas têm prescrito Ozempic também para tratar pacientes com sobrepeso ou obesidade, em regime sem estar na bula, o que fez com que ele se tornasse tão popular.

Posso tomar esse remédio por conta própria?

Nunca é bom tomar uma medicação por conta própria. É preciso que um médico especializado analise o caso do paciente em questão e faça a recomendação. Caso essa receita não venha de um médio com a formação devida, o indivíduo não deve aderir a qualquer tratamento com este medicamento.

Do contrário, o paciente poderá ter algumas complicações.

Quem apresenta um perfil saudável pode contar com outros tratamentos, que vão envolver atividade física e uma boa alimentação. Para isso, é bom contar com a ajuda de um nutricionista, por exemplo, para construir uma espécie de plano alimentar e fazer o esforço que for necessário para sair de vez do sedentarismo.

A automedicação nunca é o melhor caminho. Independente da situação, é sempre bom conversar com um médico.

Como ele age no organismo? Ele faz mal?

O ponto negativo desse remédio não tem a ver com como ele atua no organismo, mas está diretamente ligado com seus efeitos colaterais.

A endocrinologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia/Regional Pernambuco (SBEM/PE), Lúcia Cordeiro, explica que a semaglutida (presente no ozempic) atua no sistema nervoso central (SNC), em uma área que cuida diretamente da saciedade.

Quando há injeção de semaglutida no organismo, o esvaziamento do estômago se reduz e, por sua vez, há melhoria da sensibilidade à insulina. É isso que contribui para a perda de peso.

Em contrapartida, essa medicação apresenta efeitos colaterais, como:

  • náusea;
  • intestino preso;
  • diarreia;
  • constipação;
  • desidratação;
  • alterações no fígado e no pâncreas;
  • agravar problemas gastrointestinais;
  • vômitos.

Isso pode ser controlado quando há um escalonamento de dose (inicia com uma dosagem e aumenta aos poucos), que deve ser receitado por um especialista. Sendo assim, considere conversar com um endocrinologista, por exemplo, antes de tomar a decisão de usar o ozempic para ajudar a emagrecer.

Veja também: 7 flores que representam amizade: lista das MAIS INDICADAS para presentes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.