Longevidade dos Gatos: quanto tempo vivem? Qual a idade em comparação aos humanos?

Elouise Lopes

24/03/2023

Uma das preocupações mais comuns entre as pessoas que têm gatos em casa tem a longevidade desses animais. E essa é uma dúvida bem pertinente, já que a relação com o gato pode ser mais profunda do que relações com outros seres humanos.

Veja também: Não deixe para depois: 4 vacinas que todos os gatos devem tomar

O tempo passa de um jeito diferente para os gatos. Eles podem ficar mais velhos do que a gente mais rápido do que a gente costuma imaginar, mesmo que a tendência seja tratá-los como eternos filhotes.

Longevidade dos Gatos: quanto tempo vivem? Qual a idade em comparação aos humanos?

Você precisa saber quando o gato chega à terceira idade e também precisa saber quais cuidados precisa tomar, para ajudar seu amigo de quatro patas.

Qual é a longevidade dos gatos?

De acordo com alguns estudos, o gato é um animal que pode viver até os 20 anos de idade.

Existem vários fatores que vão influenciar nisso. Entre eles, dá para mencionar os cuidados de saúde, o estilo de vida e também a genética do animal. A raça também vai ter influência no tempo de vida do gato.

Confira a seguir uma média da longevidade dos gatos com base na raça.

  • Siamese: raça conhecida por viver entre 15 e 20 anos.
  • Sphynx: essa raça geralmente vive entre 15 e 20 anos. Geralmente gatos sem pelos têm uma expectativa de vida maior.
  • Ragdoll: gato geralmente vive entre 15 e 20 anos.
  • Persa: os persas apresentam uma expectativa de vida de 15 a 20 anos, embora estejam propensos a ter problemas respiratórios, por causa dos focinhos mais curtos.
  • Birmanês: os gatos da raça birmanês geralmente vive entre 14 e 20 anos.
  • British Shorthair: raça de gato que normalmente é conhecido por ter olhos grandes e arredondados. O british shorthair pode viver entre 14 e 20 anos.

É claro que o tempo de vida do gato também vai estar relacionado com a raça dele. E tem casos de gatos que já viveram bem mais do que 20 anos. Um exemplo é o gato Creme Puff, que viveu durante 38 anos.

Creme Puff foi criado no Texas, nos Estados Unidos. Quem fez o registro foi o Guinness World Records.

Também tem o gato britânico Nutmeg, que viveu por 32 anos. Até ele morrer, em 2017, ele era considerado o gato mais velho do mundo. Outro exemplo é o Spike, o gato que viveu até os 31 anos de idade.

Como funciona a idade dos gatos em comparação com a idade humana?

Um ano na idade de gato pode parecer muito mais tempo. Quando um gato completa 1 ano, é como se na verdade ele tivesse 4, em tempo de gato.

A seguir, você confere uma tabela completa com as idades dos gatos e a idade comparativa com a dos humanos. É bom saber direitinho sobre esse comparativo para ter uma ideia da longevidade dos gatos.

Idade do Gato Idade Humana Aproximada
1 ano 15 anos
2 anos 24 anos
3 anos 28 anos
4 anos 32 anos
5 anos 36 anos
6 anos 40 anos
7 anos 44 anos
8 anos 48 anos
9 anos 52 anos
10 anos 56 anos
11 anos 60 anos
12 anos 64 anos
13 anos 68 anos
14 anos 72 anos
15 anos 76 anos
16 anos 80 anos
17 anos 84 anos
18 anos 88 anos
19 anos 92 anos
20 anos 96 anos

Quais os cuidados com gatos idosos?

Principalmente na terceira idade, os gatos vão precisar de alguns cuidados especiais, como a alimentação, que vai ter que começar a ser uma ração própria para gatos mais velhos.

Como já comentamos, dá para dizer que um gato de 1 ano de idade tem, em um comparativo com a idade de gato, 4 anos.

Nesse sentido, o gato é considerado idoso quando ele chega aos 7 anos de idade que, em idade de gato, são 50 anos.

A partir dos 7 anos, o ideal é o tutor começar a levar o felino regularmente para consultas com o veterinário. Se houver esse cuidado, qualquer irregularidade poderá ser diagnosticada com antecedência.

O certo também é ficar de olho na higiene do gato. Isso porque, principalmente quando o animal fica idoso, ele tende a ter problemas dentários, além de problemas de pele e de pelos.

Nessa fase, você vai precisar fazer o que puder para manter o felino sempre limpo e bem cuidado, para evitar que esses problemas se desencadeiem com mais facilidade.

As atividades físicas também precisam estar presentes na vida do felino. O gato precisa receber algum estímulo, porque ele pode ficar bem preguiçoso quando chega à terceira idade. O quanto você puder manter o animal na ativa mantenha.

Inclusive, você tem que dar bastante atenção para ele, para evitar que fique tão solitário. O gato mais velho pode precisar que o humano se dedique mais a ele.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.