Pagar INSS como autônomo dá direito a auxílio-doença?

Flavio Carvalho

04/12/2021

O trabalhador denominado autônomo é aquele que tem um trabalho formal, porém não tem carteira assinada. Não tem vínculos com a empresa, mas tem total seguro de contratos feitos com as mesmas, devido à cobrança de impostos. Assim como qualquer outra modalidade, o autônomo tem o direito ao auxílio-doença caso necessite do benefício.

Como funciona a contribuição do INSS para autônomo?

Existe uma série de etapas que o contribuinte autônomo deve fazer, abaixo você pode conferir um tutorial de como realizar esse processo:

  • Fazer uma inscrição no sistema do (PIS)
  • O trabalhador denominado autônomo é descrito como “contribuinte individual”
  • É necessário que o indivíduo tenha uma inscrição no PIS. Se o mesmo já trabalhou com carteira assinada, provavelmente já tem esse número. Mas caso não tenha, basta fazer a inscrição no site e escolher a forma de contribuição.
  • E após fazer todos os trâmites, a guia do INSS é gerada e você poderá estar pagando para contribuir.

A GPS que é um carnê do INSS pode ser preenchida tanto manualmente quanto pela internet. Depois do preenchimento, basta levar essa guia em uma agência bancária ou lotérica, para poder efetuar o pagamento.

Contribuinte autônomo do INSS tem direito ao auxílio-doença?

A resposta é sim, a partir do momento que o registro é feito da forma correta, o trabalhador autônomo passa a se beneficiar de todas as coisas que o INSS pode oferecer, inclusive o auxílio-doença, caso tenha contribuído pelo menos um ano para a Previdência.

Pagar INSS como autônomo dá direito a auxílio-doença (2)
Fonte/Reprodução: original

Para solicitar esse auxílio, o processo é exatamente o mesmo que uma pessoa com carteira assinada deve fazer. Todos os processos de exames e marcação de avaliação nos médicos do INSS para a geração dos laudos comprobatórios.

Quais outros benefícios disponibilizam o INSS ao contribuinte autônomo?

Para quem é autônomo e faz a contribuição de forma correta, pode usufruir de todos os benefícios que podem ser oferecidos, que por sua vez são:

  • Aposentadoria por tempo de contribuição
  • Aposentadoria por idade ou invalidez
  • Auxílio-doença
  • Auxílio-acidente
  • Salário Família

Esses são alguns benefícios que podem ser recebidos e são os mesmos que um trabalhador de carteira assinada pode receber. Caso o autônomo pague certinho todas as guias do INSS, poderá desfrutar da aposentadoria de forma concreta quando contribuir com o tempo de serviço.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta