Saiba como funciona o parcelamento da fatura do seu cartão de crédito

Aprenda de uma vez por todas como funciona o parcelamento da fatura do seu cartão de crédito e tire suas dúvidas!

Os pagamentos por cartão de crédito surgiram para oferecer mais facilidade e novas opções de pagamento aos consumidores. Porém, mesmo com tantos benefícios em sua utilização, esse método de pagamento pode ser nocivo para saúde financeira de quem não consegue organizar seus gastos.

Por conta disso, as organizações financeiras que oferecem cartões de crédito criaram alguns meios e possibilidades no pagamento para ajudar quem passa por problemas. Uma das condições oferecidas é o método de parcelamento da fatura. 

Publicidade

Publicidade

Esse método é como se fosse um tipo de acordo com o cliente, que, por alguma causa inesperada, não consegue realizar o pagamento da quantia determinada na fatura. Veja mais informações sobre como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito.

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão?

Basicamente, o método de parcelamento da fatura funciona com a opção de realizar a divisão de uma fatura para pagar aos poucos. O que não foi possível quitar é adicionado às próximas faturas do cliente.

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão
Fonte/Reprodução: original

Essa maneira de pagamento deve ser usada apenas em emergências financeiras, onde o cliente não consegue, por algum motivo específico, arcar com suas dívidas no cartão de crédito. 

Publicidade

Publicidade

Cada operadora de crédito dispõe de suas próprias normas sobre o seu método proposto para parcelamento da fatura e também são define suas próprias porcentagens de taxas e juros.

Parcelamento da fatura do cartão de crédito: como fica o valor

No procedimento para o parcelamento de fatura, o cliente consegue escolher em quantas vezes quer saldar a própria dívida. Por exemplo: se o cliente escolher o pagamento em 5 vezes, serão incluídas as parcelas determinadas na divisão no prazo de 5 meses. 

Quais as regras do Banco Central sobre o parcelamento de faturas?

Cada instituição fica responsável pela criação de suas próprias normas sobre o parcelamento de fatura. Esta opção deve vir após o cliente utilizar o crédito rotativo e deve estar escrito em contrato.

O Banco Central define duas normas básicas que devem ser seguidas pelas instituições financeiras sobre o parcelamento de faturas. A primeira delas estipula que, no parcelamento, as condições têm de ser mais favoráveis que as oferecidas pelo crédito rotativo

Além disso, também é preciso que os bancos e instituições definam suas normas para que aconteça o entendimento direto do cliente. Por isso, devem ser escritas de forma clara.

Qual a diferença do crédito rotativo para parcelamento do cartão de crédito?

O crédito rotativo pode acontecer de forma automática ao cliente. Ele acontece quando se é pago um valor mínimo ou menor que o definido na fatura. Nessa modalidade, há a inclusão de juros e taxas que o cliente deverá pagar até a data limite da fatura seguinte.

Publicidade

Publicidade

Agora, no parcelamento da fatura do cartão, além de condições melhores que as do crédito rotativo, a fatura é parcelada como um empréstimo ao cliente. Este método é muito usado em situações em que se deva evitar o crédito rotativo, porém também deve ser feito com atenção.

Vale ou não a pena parcelar a fatura do cartão de crédito?

O cliente deve escolher pelo parcelamento da fatura somente em casos extremos. Ele é um método emergencial e serve para que não seja necessário a entrada do cliente no crédito rotativo e seus juros.

O esperado é que o cliente se organize sempre para pagar o valor integral de suas faturas todos os meses, porém, se por algum motivo não tiver condições, o parcelamento da fatura pode compensar ao cliente. É mais adequado realizar o parcelamento do que entrar no rotativo.

Além disso, ele pode ser interessante para arcar com gastos emergenciais ou extras. Assim, o valor gasto pode ser pago em um tempo maior e o cliente poderá pagá-lo sem que desestabilize a situação financeira.

Publicidade

É indicado que o máximo sempre seja pago para que assim os juros aconteçam em um formato reduzido. Também é preciso aguardar o fechamento da fatura antes de optar pelo parcelamento. Nesse caso, o cliente terá um tempo maior para realizar o primeiro pagamento.

Publicidade

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário