Pix Internacional? Método de pagamento pode chegar a mais de 60 países

Elouise Lopes

12/09/2022

O Banco de Compensações Internacionais, mais conhecido por BIS, está testando uma ferramenta que poderia se chamar de “Pix Internacional”. A ideia é que o método instantâneo de pagamentos possa ser utilizado em transações para mais de 60 de países.

Os testes estão sendo realizados entre sistemas de pagamento da Malásia, de Cingapura e da Zona do Euro, por meio do Banco da Itália neste momento. Continue lendo para saber os detalhes.

Pix Internacional está em fase de testes

O Pix é uma ferramenta criada e lançada pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. Atualmente, estão sendo feitos testes de uma ferramenta que deve ser chamada de Pix Internacional e a novidade deve permitir que sejam feitas transações com mais de 60 países, que já contam com sistemas de pagamentos instantâneos.

Ainda em novembro do ano passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou oficialmente que estão sendo iniciados os trabalhos para tornar possível que o Pix funcionasse sem a conexão com a internet e também fosse possível realizar transações internacionais.

A justificativa é que nos dias de hoje o processo para enviar dinheiro para o exterior ainda é bastante lento e repleto de burocracias. Com o Pix Internacional, os usuários passarão a ter mais praticidades, como contar com um sistema mais rápido e também poderão contar com custos mais acessíveis. A transparência também deverá contar com melhorias.

No momento, quem está realizando esses testes é o BIS, que é considerado “o banco central dos bancos centrais”. Ainda não se tem previsão de quando o recurso estará disponível para os usuários do Pix. Isso porque tudo está dependendo das tecnologias já disponíveis.

Outra novidade que está sendo estudada é a adoção de uma nova moeda digital, chamada govcoin.

Veja também: Ofertas do cartão consignado do INSS com NOVA MARGEM começam neste mês

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.