É possível morar sozinho com pouco dinheiro? Veja dicas que funcionam

É possível morar sozinho com pouco dinheiro? Veja dicas que funcionam

Ter pouco dinheiro e morar sozinho pode parecer uma missão impossível, mas, na realidade, com um pouco de esforço, isso pode se tornar totalmente viável. Algumas atitudes podem ajudar a manter a estabilidade financeira.

Na verdade, são muitas as atitudes que podem ser listadas como favoráveis a quem quer viver sozinho, mas tem uma renda limitada.

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere algumas dicas que podem te ajudar a morar sozinho, mesmo com pouco dinheiro. Continue lendo!

Comece a se planejar

É possível morar sozinho com pouco dinheiro? Veja dicas que funcionam
Essas dicas podem fazer toda diferença na sua vida, se você quer morar sozinho mesmo tendo pouco dinheiro para isso. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Um passo importante a ser dado para começar a ter controle sobre a vida financeira é ter um planejamento. Ao organizar os gastos mensais, fazer um orçamento para saber onde o dinheiro deve ser aplicado em diferentes situações é indispensável para evitar gastos desnecessários.

O ideal é focar em aplicar dinheiro onde haverá retorno, pensando em necessidades reais e até mesmo em rentabilidade.

Publicidade

Publicidade

No caso de quem vai fazer uma mudança, o orçamento que deve ser feito é justamente relacionado que vai ser preciso gastar em relação a ela. O melhor momento para fazê-la é quando se sabe que será possível arcar com todos os custos que ela gera — desde a mudança propriamente dita até o ato de se manter morando sozinho.

Tenha uma reserva de emergência

Algo que se faz indispensável para morar sozinho é fazer uma reserva financeira. Isso porque podem acontecer inúmeras situações imprevistas, que potencialmente irão gerar gastos. Quando situações como essas acontecem, o cidadão precisa estar com o bolso pronto para a arcar com custos elevados. Do contrário, ficará em maus lençóis.

Até porque problemas na casa e eventos similares são mais comuns do que podem parecer e uma reserva financeira de emergência tem todo potencial para ajudar. Além disso, é bom contar com o apoio de outras pessoas, como familiares e amigos, pois nem tudo pode ser resolvido de forma autônoma.

Conseguir uma renda extra é uma boa ideia

Também é bom que o cidadão que tem uma renda limita procure formas de conseguir uma renda extra. Como comentamos anteriormente, situações imprevistas acontecem mais do que deveriam e, para lidar com elas, é bom ter um dinheiro a mais.

Para isso, vale usar a criatividade e considerar vender objetos que já não se usam mais ou algo que se é bom em fazer. Nesse segundo caso, o cidadão tem a possibilidade de considerar começar a fazer comidas para vender ou mesmo produtos artesanais. Também é possível prestar serviços, considerando habilidades que se tem.

Vale a pena ficar por dentro das profissões mais promissoras do mercado atualmente. Também é bom conhecer plataformas que permitem ganhar dinheiro sem sair de casa e plataformas que dão cashback, aumentando o faturamento, seja com o trabalho formal e informal.

Publicidade

Publicidade

Para quem tem a intenção de começar a trabalhar de maneira autônoma, é importante saber como funciona a categoria MEI (Microempreendedor Individual).

Economize nas despesas mensais

Para quem quer morar sozinho com uma renda limitada, mesmo que comece a contar com uma renda extra, economizar nas despesas mensais é outra dica que não pode ser deixada de lado.

No caso, se você pode consumir menos água, energia, gás, então o faça. Isso faz toda diferença e você consegue preservar o pouco dinheiro que tem, seja para fazer outros investimentos ou para seguir guardando, como reserva financeira.

Faça você mesmo as suas refeições

Outra dica importante é evitar ao máximo pedir delivery ou mesmo ir a restaurantes para fazer as refeições diárias. Isso porque o gasto acaba sendo muito mais elevado e, como consequência, a situação financeira fica ainda mais apertada.

Publicidade

Sendo assim, opte por fazer sua própria comida e se alimente em casa mesmo.

Publicidade

Veja também: Nubank agora permite compra e venda de criptomoedas, mas é preciso cuidado

Elouise LopesRedatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Veja mais ›
Fechar