7 passos SIMPLES para alcançar a INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

Elouise Lopes

15/02/2023

Na hora de ir atrás da independência financeira, você pode encontrar muitas dificuldades no meio do caminho.

Veja também: 5 Aplicativos de Cashback que dão mais dinheiro que muito sorteio por aí!

É bom conhecer alguns passos importantes, para evitar se perder do seu principal objetivo.

7 passos SIMPLES para alcançar a INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA

(Imagem: Samson Katt/Pexels)

Na matéria a seguir, você vai ficar sabendo o que precisa fazer para se tornar independente financeiramente.

1) Definir seus objetivos financeiros

Antes de qualquer coisa, o que você precisa fazer é definir seus objetivos financeiros. Até porque, se você tiver clareza sobre o que quer alcançar financeiramente, vai ser mais fácil ser realista. E aí você vai poder criar objetivos a curto, médio e longo prazo.

O ideal é ter tudo bem definido, para ter um caminho certo por onde andar, além de ter um prazo para isso. Isso é bom para evitar perder o foco daquilo que deseja alcançar no tempo previsto.

2) Criar um orçamento

Para ajudar a ter controle claro das receitas e despesas e saber onde pode cortar gastos e direcionar o dinheiro para investimentos, uma boa jogada é criar um orçamento, no início de cada mês. Você pode usar algumas ferramentas, como aplicativos de finanças, para isso.

Ter o orçamento ajuda você a visualizar os gastos que deverá ter ao longo do mês e a evitar gastar além do previsto, fazendo compra de algo sem um planejamento prévio, por exemplo. O orçamento deve ajudar a ter um empate entre as entradas e as saídas financeiras que você pode ter no decorrer do mês.

3) Poupe dinheiro regularmente

Sem dúvidas, um passo que não dá para deixar de dar quando você está atrás da sua independência financeira é o de poupar dinheiro. Esse é um passo fundamental.

O que é preciso fazer é determinar uma quantidade de dinheiro que você vai poupar em cada mês, com o objetivo de juntar dinheiro suficiente para realizar uma meta. Você precisa determina um valor que sabe que vai conseguir economizar todos os meses.

4) Invista

Uma estratégia importante para chegar ainda mais perto de conseguir a independência é optar por investir em diversos tipos de ativos.

Existem diferentes opções de investimentos, como ações, títulos de renda fixa, imóveis e assim por diante. Você só precisa conhecer e entender como funciona cada uma, para saber qual investimento combina com o seu perfil e também com o seu objetivo, que pode ser a curto, médio e longo prazo.

5) Aprender sobre finanças

Mais do que saber que você tem a possibilidade de investir, para garantir que no futuro vai ter acesso aos rendimentos correspondentes, você precisa se esforçar para aprender o máximo que puder sobre finanças. Ou seja, você pode estudar formas de economizar, dicas de investimento, ficar a par da situação política do país e assim por diante.

Um caminho muito simples para aprender é começar a ficar informado sobre as tendências do mercado financeiro e as melhores oportunidades de investimento. Também dá para procurar conversar com profissionais do setor, além de pesquisar e ler bastante sobre economia, usando fontes que sejam confiáveis.

6) Ser paciente

Se você está em busca da independência, é bom começar a entender que a paciência deve ser sua grande companheira. Não dá para esperar resultados rápidos nesse processo. É preciso ter calma e começar a entender onde aplicar seus ganhos desde já, para mais tarde pegar de volta os rendimentos.

O ideal é fazer um planejamento financeiro, e definir seu objetivo a longo prazo. Acima de tudo, você deve seguir essa planejamento à risca, para evitar se colocar em maus lençóis. Na hora de acumular os ativos que você precisa, seja bastante persistente.

7) Evitar dívidas desnecessárias

Se tem uma coisa que pode facilmente prejudicar e até mesmo arruinar a saúde financeira é acumular dívidas desnecessárias, que são aquelas que você não precisa e pode tirar do orçamento sem qualquer problema.

Principalmente para quem está começando a ganhar o próprio dinheiro, esse é um momento de muita atenção para não cair em armadilhas. É bom fugir desse tipo de débito, que pode estragar seu plano de conseguir independência financeira.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.