Descubra a PIOR hora para ligar a máquina de Lavar Roupas

Elouise Lopes

06/03/2023

Uma das atividades domésticas mais importantes é a de lavagem de roupa. Para evitar problemas, é bom saber qual é e fugir da pior hora para ligar a máquina de lavar roupas.

Veja também: Como remover manchas de vinho dos tecidos? Essa dica caseira vai te poupar tempo e dinheiro

Escolher o horário errado pode gerar vários problemas, desde conta de luz alta até problemas desnecessários com os vizinhos.

Descubra a PIOR hora para ligar a máquina de Lavar Roupas

(Imagem: Sarah Chai/Pexels)

Na hora de escolher a hora que vai ligar a máquina de lavar, você precisa considerar diferentes fatores, e é bom ficar por dentro de algumas dicas.

Qual o pior horário para ligar a máquina de lavar roupas?

O pior horário para lavar as roupas é entre as 18h e as 21h. Esse período de início da noite é bem ruim, principalmente por conta do pico de energia elétrica.

É nesse momento que o consumo de eletricidade acaba aumentando e as as distribuidoras de energias aproveitam para elevar as suas tarifas de eletricidade. Por causa disso, é bom tomar bastante cuidado e fugir da lavagem de roupa no período do começo de noite.

Se escolher outro momento, fora das 18h e 21h, você vai ter custos reduzidos com a conta de luz da sua casa.

Esse horário também não é muito recomendado, porque não é o mais favorável que a roupa seque. Isso quer dizer que, se você for escolher o início da noite, vai ter problemas em relação a umidade e também a mofo.

Quando você lava a roupa, a ideia é ter roupas limpas e cheirosas para usar. Não o contrário. Portanto, também pensando nesses dois pontos, não escolha o período da noite.

Por que escolher bem o horário que vai lavar roupas?

Além de considerar a eletricidade, tem outros fatores que você não pode deixar de lado quando for escolher o momento de ligar a máquina de lavar roupas na sua casa.

Ligar a máquina de lavar roupas vai bem além do consumo de energia. Você tem que pensar também nas pessoas que moram perto da sua casa. Isso quer dizer que é bom escolher aqueles horários em que não tem problema para os vizinhos o ruído que a máquina faz enquanto está trabalhando.

Pensando nisso, já é bom ir descartando a madrugada como opção de horário para botar a máquina de lavar para funcionar. Afinal, esse é um horário precioso para quase todo mundo, porque é horário de descanso. As pessoas que têm problemas para dormir são as que mais terão problemas com o barulho da máquina funcionando no meio da noite.

No geral, é bom pensar nas pessoas das casas à sua volta, principalmente se você tem a lavanderia muito próxima à casa de outra pessoa. O incômodo é bem maior.

Outra coisa que deve influenciar a sua escolha de hora para colocar a máquina para funcionar é a disponibilidade de água. Esse é um fator determinante nesse caso.

Quando você liga a máquina de lavar roupas, deve saber que vai um consumo bem grande de água. Mesmo uma máquina pequena pode gastar entre 30 e 50 litros em uma lavagem.

Pensando nisso, você vai ter que pensar em um horário que tenha água disponível o suficiente para começar e terminar o serviço.

Se você mora em uma região em que a escassez de água é um problema, você tem um excelente motivo para pensar bem sobre o horário que vai lavar suas roupas na máquina.

Dicas para economizar água e energia na lavagem de roupa

Confira algumas dicas principais para ter um uso mais eficiente e econômico da máquina de lavar.

Escolha a máquina mais econômica

Existem máquinas na classificação energética A++ ou superior e uma opção de economia de água. O ideal é escolher uma delas e garantir que vai economizar tanto água quanto energia.

Opte por lavar com água fria

Existem máquinas que fazem os ciclos de lavagem com água quente. Só que a melhor opção mesmo é lavar com água fria. Isso ajuda a economizar energia e também é bom para preservar a qualidade das peças de roupas.

Evite fazer lavagens parciais

Um erro muito comum que as pessoas cometem é lavar uma quantidade bem inferior à capacidade máxima da máquina de lavar. Como já comentamos, um ciclo inteiro pode ter um consumo de 30 a 50 litros de água. Se você faz lavagens parciais, pode ser que esteja desperdiçando água.

Limpe o filtro da máquina

Se o filtro da sua máquina estiver sujo, isso vai diminuir a eficiência dela, fazendo com que consuma mais água e energia do que o normal. Procure limpar com regularidade o filtro da máquina.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta