Como remover manchas de vinho dos tecidos? Essa dica caseira vai te poupar tempo e dinheiro

Elouise Lopes

05/03/2023

De vez em quando é possível acabar derrubando vinho sobre diferentes tecidos, durante um jantar ou simples momento de lazer. No meio disso, é bom estar preparado para remover manchas de vinho de tecidos a qualquer instante.

Veja também: TRUQUE GENIAL para eliminar maus odores do banheiro: testamos e aprovamos!

Afinal, acidentes acontecem e com vinho isso pode ser mais comum do que parece ser.

Como remover manchas de vinho dos tecidos? Essa dica caseira vai te poupar tempo e dinheiro

Para evitar sofrer muito na hora de eliminar manchas de vinho em panos, não deixe de conhecer uma excelente dica caseira que vai ajudar a resolver o problema.

1) Sal e água quente

Uma das formas mais simples de limpar manchas de vinho é usando sal e água quente. Essa solução age bem e mostra eficiência, principalmente se você for tentar remover a mancha logo após sujar.

Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo.

  1. Use uma toalha de papel ou um pano limpo para absorver o excesso de vinho que caiu sobre o tecido.
  2. Em seguida, use sal para cobrir completamente a mancha, sem deixar qualquer fiapo descoberto.
  3. Espere alguns minutos, para deixar o sal agir.
  4. Passados alguns minutos, você pode enxaguar a área manchada com água quente. Só tome cuidado para não usar água fervente, porque ela pode fazer a mancha se fixar ainda mais. Em seguida, lave a roupa como sempre faz.

Caso a mancha não seja removida por completo, você pode tentar usar outros produtos de limpeza. De preferência, aqueles específicos para manchas de vinho, como removedor de manchas. Só tome cuidado para não exagerar nos produtos e acabar perdendo o tecido.

2) Vinagre branco

Uma das alternativas para a técnica que acabamos de descrever é a dica caseira que consiste em misturar partes iguais de vinagre branco e água. O que você precisa fazer é:

  1. Molhar a mancha de vinho com água fria assim que o vinho for derramado.
  2. Depois, colocar uma toalha de papel ou pano limpo sob a mancha e em seguida despeje um pouco de vinagre branco na mancha.
  3. Use uma escova de cerdas macias ou uma esponja limpa para esfregar o tecido.
  4. Deixe o vinagre agindo sobre o tecido. Aguarde entre 10 e 15 minutos.
  5. Para finalizar, basta usar água fria para enxaguar o pano e daí lave a roupa normalmente.

Se o processo não der certo e, quando finalizá-lo, você ainda se deparar com a mancha depois de lavar o tecido, é uma boa ideia fazer tudo de novo. Em casos em que a mancha é antiga e está há muito tempo na roupa, nem adianta fazer muito esforço, porque infelizmente é bem difícil remover a mancha por completo.

Outra observação que você precisa levar em consideração é que o vinagre branco pode desbotar certos tipos de tecidos. Sendo assim, vale a pena testar em uma área discreta antes de usar.

3) Bicarbonato de sódio

Misturar bicarbonato de sódio com água também pode ser uma boa saída para esse tipo de problema. Nesse caso, você vai ter que:

  1. Cobrir a mancha de vinho com bicarbonato de sódio. A ideia é usar bicarbonato o suficiente para cobrir totalmente a mancha.
  2. Deixe o bicarbonato de sódio agir na mancha.
  3. Cerca de 5 a 10 minutos depois, enxágue a área com água fria para remover o bicarbonato de sódio solto.
  4. Feito esse processo, você deverá lavar a roupa normalmente.

Assim como o vinagre branco, o bicarbonato de sódio talvez não seja a melhor solução para se usar em todos os tipos de tecidos e cores. Por causa disso, é bom fazer aquele teste em uma área discreta antes de usar aqui também. Dessa forma você vai se expor a menos riscos.

4) Água oxigenada

Também dá para usar a dica caseira de usar água oxigenada 3% sobre a mancha. Para remover a mancha com essa técnica, você precisará seguir o seguinte passo a passo:

  1. Molhe a mancha de vinho com água fria.
  2. Sobre a mancha, despeje uma pequena quantidade de água oxigenada e deixe o produto agir durante 5 a 10 minutos.
  3. Enxágue a área com água fria mais uma vez e depois faça a lavagem da roupa como normalmente faz.

Você pode tentar novamente ou usar outros produtos de limpeza específicos para manchas de vinho, se ainda tiver mancha depois de lavar a roupa inteira.

A água oxigenada também pode ser um produto arriscado, por isso é bom ter cuidado na hora de usar. Principalmente se o tecido for coloridos ou delicado. Novamente é bom fazer o teste em uma pequena área antes de seguir a dica.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.