PIS Não Habilitado: Entenda o que é isso e como pode impactar no recebimento do abono
Saiba o que é o "PIS não habilitado", problema que impede o pagamento do abono salarial, mas tem solução para quem tem direito ao benefício.
Os pagamentos do PIS/Pasep começaram há duas semanas, e alguns trabalhadores estão com dificuldades para receber o abono salarial por conta de uma mensagem de benefício não habilitado que aparece durante a consulta.
Nesse caso, a primeira coisa a se fazer é conferir se realmente tem direito ao benefício. Para isso, é preciso se encaixar nas regras do benefício, que você pode conferir em nosso texto explicando como saber se tem direito ao PIS/Pasep 2022.
No caso dos trabalhadores que realmente têm direito ao abono salarial, mas o PIS aparece como “não habilitado”, veja a seguir como proceder.
O que é o PIS Não Habilitado

Se a pessoa tem direito ao PIS/Pasep e ele aparece como não habilitado, é possível que haja algum problema com seus dados.
Um exemplo de falha é quando o empregador não informa os dados do trabalhador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial ou as informações estão incorretas.
Além disso, também é possível que haja algum erro administrativo por parte do Ministério do Trabalho e Previdência ou do banco.
O que acontece se eu estiver com o PIS não habilitado
Caso o seu PIS não esteja habilitado, você não conseguirá receber o benefício, porque o pagamento fica “bloqueado”.
Portanto, se você tem direito ao abono salarial e não consegue receber o benefício, é preciso resolver o problema para que ele fique habilitado.
Como resolver essa questão
A primeira coisa que o trabalhador pode fazer nesse tipo de situação é acessar a plataforma Consulta Trabalhador. Neste site, é só informar os dados solicitados e clicar em “Avançar” para saber se há algum erro na RAIS.
Se houver algum erro nas informações, basta entrar em contato com o empregador para que a empresa possa corrigir os dados. Mas se o empregador não colaborar, é possível acionar a Justiça para pedir uma indenização correspondente ao PIS não recebido e até mesmo incluir uma multa diário até os dados serem corrigidos.
Enquanto isso, se a RAIS estiver correta e o PIS seguir como “não habilitado”, o recomendado é procurar o Ministério do Trabalho e Previdência. Nesse caso, o trabalhador pode entrar em contato com o órgão pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158.
Caso o problema não seja resolvido, o trabalhador tem o direito de entrar com uma ação na Justiça Federal para pedir a condenação da União e o pagamento dos valores retidos indevidamente pelo Estado.