Pix fora do ar? Veja 4 problemas mais comuns com o método de pagamento

Está tendo problemas com transações via Pix ou acredita que ele possa estar fora do ar? Pois conheça aqui os 4 erros mais comuns!


Recentemente, o Pix passou por problemas de instabilidade em diversos bancos, sejam eles digitais ou tradicionais.

O Pix, desde que foi lançado em 5 de outubro de 2020, se tornou um dos métodos de transferência mais usados pelos brasileiros, especialmente pela gratuidade e praticidade, já que o dinheiro cai na conta em poucos segundos.

Se você está tendo problemas com o PIx no momento e acredita que ele possa estar fora do ar, confira nesta lista do No Detalhe os 4 principais problemas relacionados a este método de pagamento!

1 – Sistema fora do ar

Caso você tenha preenchido todas as informações corretamente e ainda sim esteja com problemas para fazer alguma transferência, há grandes chances de o sistema do Banco Central estar fora do ar.

Aproveite e veja:
Nubank lança pagamento com Pix usando Cartão de Crédito; saiba como usar

O erro de falha de comunicação acontece quando a instituição financeira (o banco que você utiliza) não consegue alcançar o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), do BC.

Essa é a principal causa para erros que envolvem “transações não concluídas”, “falhas de comunicação”, “problema técnico” etc. Nesse caso, sua única opção é aguardar até que o sistema volte ao normal, o que pode levar algumas horas.

2 – Problemas com a chave

A Chave Pix é central nesse método de transação, já que é a partir dela que você define o destinatário do pagamento. Porém, alguns problemas nela podem causar contratempos na realização do processo. Por exemplo:

  • Chave Pix no formato errado (escolher CPF no lugar de número do telefone, por exemplo);
  • Chave Pix inexistente.

Em ambos os casos, a única solução é conferir com a pessoa se a chave informada está realmente correta.

3 – Problemas com QR Code

Além da chave, o Pix também permite identificar o destinatário do dinheiro a partir de um QR Code, uma espécie de “código de barras” que pode ser escaneado com a câmera do celular.

Nesse caso, há três possíveis problemas em especial:

  • O QR Code não existe;
  • O QR Code foi impresso errado e o leitor do celular não está conseguindo interpretá-lo;
  • O QR Code expirou, não sendo mais válido.

Em todos esses casos, a única solução também é entrar em contato com o responsável por ele.

4 – Saldo insuficiente ou conta inválida

Em alguns casos, a transação pode não ser concluída por um erro de liquidação, que pode estar associado tanto a uma falta de saldo (ou seja, você não tem dinheiro na conta o bastante para concluir a transação), quanto pela conta do destinatário estar indisponível, seja por algum bloqueio, seja por simplesmente não existir.

Também é possível que o sistema do Pix informe isso por estar com algum problema, não conseguindo estabelecer a conexão entre as duas contas.

Caso tenha tido esse problema, verifique se o número da conta está correto e se há saldo disponível para a transação. Se ambos estiverem corretos, aguarde alguns instantes, pois há chances de se tratar de uma instabilidade do servidor.

Você também pode gostar de ler:
NOVIDADES do PIX: estes são os próximos lançamentos do Banco Central

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.