Pix poderá funcionar de forma internacional e offline

Flavio Carvalho

18/11/2021

Lançado em novembro de 2020, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central. É uma forma de pagamento semelhante ao TED e ao DOC, e pode ser utilizado tanto por pessoas quanto por empresas, além de que o recebimento ou pagamento cai em menos de trinta segundos.

Pix funcionará offline e internacional
fonte/produção: original

Agora, pouco mais de um ano desde a aderência do Pix, essa nova modalidade financeira, já tão presente em nossas vidas irá adquirir duas novas funções: funcionará de maneira offline e também internacional, embora as novas funcionalidades ainda não tenham data de estreia definida, confira abaixo como elas irão funcionar.

Como vai funcionar nova função?

A função que permitirá a utilização offline ou internacional do Pix ainda necessita de uma melhor assimilação por parte da população, antes de ser definido o seu funcionamento, como aponta Roberto Campos Netos, presidente do Banco Central, com relação a tecnologias semelhantes como o QR Code, que ainda não apresentou todo o seu potencial.

No entanto, a ferramenta irá adquirir duas novas funcionalidades até o fim de 2021: sacar e realizar a operação de troco através do Pix.

Qual impacto dessas mudanças?

Sem essas mudanças, o Pix já tem uma aderência significativa por parte das classes tidas como mais baixas, movimentando R$ 4 trilhões até outubro deste ano. Aproximadamente 45,6 milhões de pessoas, antes fora do sistema financeiro, passaram a ser ativas nesse sistema através do uso do novo método. Cerca de 62,4% da população acima dos 18 anos fez ou faz uso da plataforma.

Com essas mudanças, será possível uma maior praticidade na hora de realizar transações econômicas,  portanto, englobará uma maior porcentagem de pessoas aderindo a esse método de pagamento.

O que é Pix Saque e Pix Troco?

No dia 29 de novembro de 2021 entrarão em vigor duas modalidades: Pix saque e Pix troco. A primeira função permitirá transferir o dinheiro para uma conta que oferte serviços do tipo e sacar o dinheiro em espécie. A segunda funcionalidade permitirá que o usuário realize um pagamento maior do que o valor cobrado na conta, e receba o troco em forma de saque.

Esse tipo de funcionalidade confere uma maior praticidade do uso da ferramenta Pix, e visa aumentar o número de usuários adeptos.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.