5 polêmicas mais marcantes do Big Brother Brasil ao longo dos anos

Relembre algumas das maiores polêmicas da história do Big Brother Brasil, passando por diversas edições do programa.


Desde as primeiras edições do Big Brother Brasil, diferentes polêmicas cercaram o programa e seus participantes. A seguir, você relembra algumas das mais marcantes.

1 – Participante expulso do Big Brother por suspeita de estupro

No Big Brother Brasil 12, o participante Daniel Echaniz foi expulso por suspeita de estupro dentro do programa. O caso ocorreu durante uma festa na casa e chegou a envolver a polícia do Rio de Janeiro.

No dia da expulsão, a polícia foi até o Projac, onde ficam os estúdios da Globo, e apreendeu o passaporte de Daniel.

Mas as autoridades acabaram concluindo que Daniel era inocente e arquivou o inquérito. Depois, a participante Monique Amin, potencial vítima da suspeita de estupro, afirmou que a relação havia sido consensual.

2 – Participante expulso por agressão contra mulher

Outra polêmica grave na casa do Big Brother Brasil aconteceu na edição de 2017 do programa, quando o médico Marcos Hater foi acusado de agredir fisicamente a participante Emilly Araújo.

Os dois tiveram um relacionamento durante o BBB 17, e as câmeras flagraram Marcos beliscando e pressionando Emilly contra a parede. As agressões deixaram alguns hematomas na ex-sister, que chegou a reclamar do ocorrido com a produção, e acabaram levando à expulsão do médico.

Além disso, Marcos chegou a ser proibido de praticar medicina por seis meses, mas depois foi inocentado. O médico ainda processou a Globo alegando prejuízo à sua imagem, mas não teve sucesso.

Emilly, enquanto isso, foi campeã daquela edição.

3 – Participante de Big Brother Brasil preso por pedofilia

Esta é mais uma das polêmicas graves que se iniciaram no Big Brother Brasil e terminaram virando caso de polícia.

Durante o BBB 16, o participante Laércio de Moura admitiu que se relacionava com mulheres mais novas, algumas menores de idade, e chegou a ser chamado de pedófilo pela participante Ana Paula Renault.

Na época, a Justiça abriu investigação contra Laércio por conta de suas declarações. Ainda em 2016, ano daquela edição, o ex-BBB foi preso acusado de oferecido bebida alcoólica e abusado de uma adolescente de 13 anos.

Atualmente, Laércio de Moura está preso na Casa de Custódia de Curitiba (PR), onde cumpre pena de 12 anos por estupro de vulnerável.

4 – Participante expulso para responder por suspeita de estupro

Outro caso de participante do BBB envolvido em acusação de estupro aconteceu em 2019. Naquela edição do programa, o acreano Vanderson Brito foi acusado de estupro e importunação sexual em denúncia feita um dia antes de sua entrada na casa.

Após denúncia feita na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), em Rio Branco (AC), Vanderson chegou a participar do programa. No entanto, a Globo expulsou o participante por ele ter sido intimado a prestar depoimento.

Posteriormente, as denúncias contra Vanderson Brito foram arquivadas por decadência, pois não aconteceram dentro do prazo de até seis meses, conforme explicou a delegada responsável pelas investigações Juliana De Angelis, e ele foi inocentado pela Justiça do Acre.

5 – Participante que sofreu um AVC no Big Brother Brasil

Uma das polêmicas do Big Brother Brasil que não envolvem suspeitas de crime aconteceu no BBB 5, quando a participante Marielza sofreu um AVC enquanto tomava banho na hidromassagem.

Por sorte, um dos participantes daquela edição, Rogério Padovan, era formado em medicina e prestou os primeiros socorros dentro da casa. Felizmente, Marielza sobreviveu, mas acabou deixando o jogo após o susto.

A polêmica envolvendo este caso surgiu porque a Globo sabia dos riscos de escalar a participante para o reality show. Segundo o médico Artur Cotrim, a emissora conhecia os fatores de Marielza devido à idade, ao sedentarismo e ao seu histórico com tabaco.

De acordo com o médico, Marielza passou por cinco exames antes de entrar na casa, mais rigorosos do que os aplicados aos demais participantes.

Mas a baiana que foi selecionada para o BBB após vencer um sorteio acabou participando do programa, já que os exames não detectaram nenhum impedimento ao seu confinamento. Após aquela edição do programa, Marielza ainda sofreu mais dois AVCs.

E já que sorteios para selecionar participantes para o BBB não acontecem mais, aproveite para conferir a seleção é feita.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.