Posso voltar a trabalhar antes da perícia do INSS?

Será que posso voltar ao trabalho antes da perícia do INSS me avaliar? Confira tudo que você vai precisar saber aqui No Detalhe.

Ficar doente e deixar de trabalhar não é uma situação desejável para o trabalhador, pois perder sua fonte de renda pode causar problemas nas finanças pessoais.

É por isso que existe o auxílio-doença concedido pelo INSS, um benefício que tem como objetivo fornecer subsídios financeiros para que o cidadão possa se manter durante o período de afastamento do trabalho por doença.

Publicidade

Publicidade

Mas, para isso, é necessário passar por um médico designado pela perícia do INSS para saber se o trabalhador precisa se afastar mesmo do trabalho.

O que acontece é que, às vezes, o trabalhador que estava doente se recupera antes da perícia médica, como é chamada. Outra situação que pode acontecer é o atestado médico do trabalhador, que lhe garante o benefício, vencer antes da perícia.

E aí surge a dúvida: Ele pode voltar a trabalhar antes mesmo da perícia ser realizada? A resposta objetiva é: depende de cada situação.

Publicidade

Publicidade

Em caso de recuperação total eu volto ao trabalho?

Se o indivíduo estiver realmente apto, não só pode como é recomendável que volte a trabalhar. Mesmo que a perícia ainda esteja marcada para acontecer.

Se ele já estava recebendo o benefício do auxílio-doença no momento em que se recuperou, é importante informar ao INSS, por meio de seu site oficial, para que o pagamento seja suspenso.

Posso voltar a trabalhar antes da perícia do INSS (2)
Fonte/Reprodução: original

Se o afastamento for de pelo menos 30 dias, é necessário fazer um documento chamado ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), que comprova a aptidão do trabalhador para voltar a sua ocupação.

No dia da perícia, esse documento tem que ser apresentado ao médico do INSS, junto aos documentos padrão. A partir disso, o médico do órgão vai avaliar o período de afastamento e tomar a decisão sobre se o benefício será oferecido ou não.

Meu atestado venceu. E agora?

Outra situação que pode acontecer é o vencimento do atestado médico antes da data da perícia. Em tese, se isso acontecer, o indivíduo vai ficar sem o benefício referente ao período entre o vencimento do atestado e a perícia.

Caso ele já tenha se recuperado então a volta ao trabalho é o recomendado a fazer, como citado acima, mas se ele ainda se encontrar incapacitado é necessário fazer a renovação do benefício que deve ser realizado 15 dias antes de seu término.

Publicidade

Publicidade

Caso isso não seja feito, poderá ser necessário acionar a Justiça.

O mais importante é estar atento às datas de vencimento dos atestados e também da perícia para que não haja ainda mais transtornos para o cidadão que já está sofrendo com seus problemas de saúde.

O auxílio-doença é um direito e não um favor, mas, para contar com esse benefício, seguir as regras é fundamental.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário