Auxílio-doença INSS: problema na coluna dá direito

Flavio Carvalho

12/12/2021

É bastante comum diversos brasileiros sofrerem todos os dias com algumas doenças e precisarem ser afastados de seus trabalhos por conta disso.

No entanto, muitos ainda possuem dúvidas se certos problemas se enquadram nos requisitos para receber o auxílio-doença do INSS, como nos casos de doenças na coluna. 

O que é e como funciona o auxílio-doença do INSS?

O Auxílio Doença se trata de um benefício previdenciário que é pago pelo INSS para as pessoas que ficam incapacitadas de trabalharem ou realizarem atividades habituais por um período maior que quinze dias consecutivos e cumprem alguns requisitos.

Auxílio-doença INSS problema na coluna dá direito (2)

Fonte/Reprodução: original

Os trabalhadores precisam cumprir um certo período de carência para terem direito ao auxílio doença, que seria estar incapacitado de exercer as suas atividades pelo período de 60 dias ou por mais de 15 dias, nos quais sevem ser consecutivos.

É importante lembrar que este auxílio doença se trata de um benefício temporário.

Quais as regras para ser beneficiário do auxílio-doença do INSS?

Primeiramente, para ter direito ao benefício, o trabalhador precisa passar pela perícia médica. O empregado deve levar no dia de sua perícia alguns documentos que possam comprovar a sua incapacidade de voltar ao trabalho de uma maneira definitiva ou temporária.

Há também outros requisitos para estar apto ao benefício, que seria possuir uma carência de, no mínimo, 12 meses antes de haver a incapacidade.

Além disso, é preciso contar com a qualidade de segurado ou estar em seu período de graça e, por fim, ser totalmente e permanentemente incapaz de voltar ao trabalho, com uma comprovação por meio de um laudo médico.

Conheça algumas doenças da coluna

Antes de tudo, é importante saber que existem algumas doenças da coluna que são capazes de gerar o afastamento do trabalho por meio do INSS, como no caso da hérnia de disco, lombalgia, artrose na coluna, osteoporose e também a escoliose.

Em alguns casos, é possível que haja o afastamento definitivo por conta destas doenças.

O diagnóstico da doença junto ao seu laudo médico são de grande importância para que o trabalhador possa comprovar as suas condições de saúde e também o seu quadro, além de que, dessa forma, o médico é capaz de definir se é necessário realizar o afastamento do trabalho.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta