Quem toma remédio controlado tem direito ao auxílio-doença?

Quem toma remédio controlado tem direito de receber o auxílio-doença? Veja tudo que você precisa saber sobre o assunto aqui No Detalhe.

Recorrer a remédio controlado não incapacita o trabalhador de exercer suas funções no trabalho, somente será possível receber o auxílio doença caso o remédio lhe deixe incapaz. Caso o remédio não possua efeitos adversos, o trabalhador permanece a exercer sua função normalmente no trabalho.

Quem tem direito ao Auxílio doença?

O benefício conhecido por auxílio doença é de direito dos trabalhadores acidentados ou que adquiriram alguma doença no âmbito profissional enquanto exerciam seu trabalho, assim dando a oportunidade de um afastamento para a sua melhora.

Publicidade

Publicidade

O funcionário terá um afastamento de 15 dias e para aumentar este prazo, deverá comprovar através de exames feitos com o médico perito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quem toma remédio controlado tem direito ao auxílio-doença (2)
Fonte/Reprodução: original

Em resumo, para conseguir agendar a perícia médica com um médico perito, basta se dirigir ao site Meu INSS e se direcionar para a aba “Agendar Perícia”, depois “Novo Requerimento” e selecione “Perícia Inicial” caso seja sua primeira vez ou Perícia de Prorrogação caso já tenha o benefício. Por fim, informe os dados exigidos para poder concluir a entrada do pedido.

Quais as doenças com tratamento de remédio controlado que dão direito a auxílio doença?

Neste caso, as doenças que dão direito de receber o auxílio doença seriam transtornos depressivos, que constam uma diversidade de depressões ou transtornos psicóticos, no caso de esquizofrenia ou transtorno delirante. Caso não seja possível retornar ao trabalho, o trabalhador poderá solicitar o auxílio doença ou pedir a aposentadoria por invalidez.

Publicidade

Publicidade

O trabalhador deve ter total compreensão de que possuir doenças não o tiram do cargo, somente se não houver condições físicas e mentais de exercer sua função devidamente no trabalho.

Como recorrer da decisão do médico perito do INSS?

Será possível recorrer à decisão do médico com relação ao auxílio doença ao ligar através do número 135, agendar online pelo site Meu INSS em Agendamentos/Requerimentos e selecionar Recurso de atendimento à distância. É possível acompanhar, de modo online, todas as decisões, além de ser extremamente importante possuir seus documentos comprobatórios sobre a doença que lhe aflige.

Conclui-se que não há impedimentos do funcionário trabalhar na empresa por conta de remédio controlado, somente se este não fizer mais o efeito necessário ou se algo que realmente o incapacite ocorra.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário