Deputado apresenta proposta de diminuição do IPVA 2022 no PR. Entenda

Marina Darie

26/11/2021

O IPVA 2022 no PR, assim como em outros estados, deve ficar mais caro. Tudo isso por conta do valor venal dos veículos, que é utilizado no cálculo do imposto. Esse valor nada mais é do que o valor do veículo usado, de acordo com a Tabela Fipe.

Nesta conta, também é adicionada a alíquota do imposto, que pode mudar de lugar para lugar. No Paraná, essa taxa é de 3,5% para carros. Para ônibus, veículos de carga, carro de aluguel, ônibus e que usam gás GNV é de 1%. Mas isso pode mudar. O deputado estadual Requião Filho (MDB) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado (ALEP) que propõe a redução da alíquota do IPVA 2022 no PR. 

Como é o projeto de lei que diminui o IPVA 2022 no PR?

Projeto de lei de deputado estadual quer diminuir alíquota do IPVA 2022 no PR

Projeto de lei de deputado estadual quer diminuir alíquota do IPVA 2022 no PR. (Imagem: Gilson Abreu/AEN)

O projeto de lei pretende diminuir o valor do IPVA 2022 no PR pago por proprietários de carros populares. Isso significa que veículos que custam até 100 salários mínimos sofreriam redução na alíquota, de 3,5% para 1%. 

Como justificativa, o deputado Requião Filho apontou que carros elétricos, por exemplo, já recebem isenções do imposto no Paraná. Porém, segundo o deputado, os compradores desse tipo de veículo já tem um alto poder aquisitivo. 

Estamos falando de carros (elétricos) que custam a partir de R$150 mil até 1 milhão de reais. Diante da crise que estamos vivendo e os cidadãos atolados em dívidas, saber que pessoas que poderiam ter condições de pagar esse imposto estão isentas, é algo muito injusto. Sabemos do interesse em estimular o uso de carros elétricos, do benefício ao meio ambiente, mas isentar quem pode pagar não parece coerente no momento. O correto é que cada um pague conforme sua capacidade de contribuição”, afirma o deputado estadual. 

A proposta foi apresentada nesta semana na ALEP. Ela ainda deve ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para que seja verificada a legalidade dela. Em seguida, o projeto de lei vai ser encaminhado para as comissões temáticas. Caso esteja correto, vai para votação em plenário. 

Quem tem direito à isenção do IPVA?

A isenção do IPVA é automática para os seguintes casos:

  • Veículos pertencentes à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, além das autarquias ou fundações instituídas e mantidas pelo poder público, na categoria de carros oficiais;
  • Veículos de propriedade de Missões Diplomáticas, Repartições Consulares e Representações de Organismos Internacionais, de caráter permanente, e de propriedade dos respectivos funcionários estrangeiros indicados pelo Ministério de Relações Exteriores;
  • Táxi;
  • Ônibus, exclusivamente empregados em linha de transporte urbano, suburbano ou metropolitano de pessoas, cedida por concessão ou permissão pública;
  • Transporte escolar;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação;
  • Motocicletas até 125 cilindradas e com mais de 10 anos de fabricação;
  • Colheitadeiras e tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos agrícolas ou de construção, de pavimentação ou guindastes registrados no Sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, facultados a transitar em via pública.

Outros cidadãos também têm direito a não pagar o IPVA 2022 no PR, mas precisam pedir para o estado. São elas: pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, autistas ou com Síndrome de Down.

Quem participa do programa Nota Paraná também consegue desconto no imposto. Para isso, é necessário transferir os créditos do programa para a quitação do imposto até o dia 30 de novembro. 

Como será feito o pagamento do Imposto?

Surpreendentemente, o pagamento do IPVA 2022 no PR terá mais vantagens. Em 2020, você poderia parcelar em até três vezes. Neste ano, o número de parcelas aumentou para cinco. Agora, no ano que vem, ele também poderá ser pago com cartão de crédito

Temos que buscar novas formas de quitação de tributos, estreitando a relação com o contribuinte. A ideia é facilitar a vida de milhares de motoristas”, afirmou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior. 

Enfim, outras questões relacionadas ao pagamento do IPVA permanecem iguais: você vai emitir a guia de forma online. Os contribuintes não receberão o boleto em casa para efetuar o pagamento. Além disso, a quitação do imposto é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR.

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

0

Aguarde, procurando sua resposta