Pagamento do IPVA 2022 PR poderá ser feito em até 5x e com cartão de crédito. Entenda

O pagamento do IPVA 2022 PR já está na lista de afazeres de muitos paranaenses para o início do ano que vem.

A Secretaria de Estado da Fazenda ainda não divulgou como será o calendário das cotas, mas uma novidade foi lançada para os contribuintes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores: será possível quitar o tributo com o cartão de crédito. 

Publicidade

Publicidade

No início deste ano, com a pandemia de Covid-19, o Governo do Paraná já tinha autorizado o pagamento do IPVA 2022 PR em até cinco parcelas. No ano passado, apenas o parcelamentos em três vezes foi permitido. E no ano que vem, tudo isso poderá ser feito com o cartão de crédito. 

“Temos que buscar novas formas de quitação de tributos, estreitando a relação com o contribuinte. A ideia é facilitar a vida de milhares de motoristas”, afirmou o secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior. 

Mesmo com esse novo método de pagamento, outras questões relacionadas ao IPVA 2022 PR continuam iguais: a guia só pode ser emitida de forma online. Isso significa que os contribuintes não receberão o boleto em casa para efetuar o pagamento.

Além disso, a quitação do IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR.

Publicidade

Publicidade

Credenciamento de instituições para o pagamento do IPVA 2022 PR com cartão de crédito

Pagamento do IPVA 2022 PR poderá ser feito em até cinco vezes com cartão de crédito.
Pagamento do IPVA 2022 PR poderá ser feito em até cinco vezes com cartão de crédito. Veja como isso será feito. (Imagem: Geraldo Bubniak/AEN)

Nesta semana começou o credenciamento de instituições financeiras que oferecem serviços online de pagamentos eletrônicos por cartão de crédito e querem estar vinculadas ao pagamento do IPVA 2022 PR. 

“A fiscalização da execução das atividades será exercida pelo Governo do Estado. Uma das regras será a emissão do comprovante de pagamento ao dono do veículo pela credenciada”, afirmou o Governo do Estado. 

Esse serviço será concedido pelo prazo de doze meses, mas pode ser prorrogado, seguindo critérios da Secretaria de Estado da Fazenda.

Desconto pelo Nota Paraná

Os contribuintes que participam do Nota Paraná e vão realizar o pagamento do IPVA 2022 PR no início do ano que vem podem transferir os créditos do programa para a quitação do imposto até o dia 30 de novembro. 

Ao serem transferidos, esses créditos auxiliam no pagamento do tributo, de forma integral ou parcial, dependendo da quantidade de notas fiscais que foram registradas com o CPF do cidadão. 

“É importante alertar o contribuinte que não existe limite mínimo para as transferências, ou seja, ele pode passar qualquer valor que contribua para o pagamento do imposto”, explica Renê Garcia Júnior.

Veja o passo a passo para realizar a transferência de créditos do Nota Paraná para o IPVA:

  1. Acesse a página do Nota Paraná;
  2. Faça o login com CPF e senha;
  3. Clique na aba “Minha Conta Corrente”;
  4. Selecione “Transferir crédito para pagamento de IPVA”.

“Os contribuintes devem ficar atentos, pois após 12 meses os créditos do programa são automaticamente cancelados, então é fundamental que transfiram os valores para o IPVA ou para conta bancária”, afirma a coordenadora do Nota Paraná, Marta Gambini. 

Desde o início do programa, mais de R$ 60 milhões foram transferidos para o pagamento do imposto, o que gerou um impacto médio de 100 mil veículos por ano. O Governo do Paraná ressalta que crédito do Nota Paraná só pode ser utilizado nos veículos automotores de propriedade do contribuinte cadastrado, ou seja, não é possível pagar o imposto para terceiros. 

Como funciona o Nota Paraná?

Publicidade

Publicidade

Com o Nota Paraná, parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) que é recolhido nas compras no varejo acaba sendo devolvido para o consumidor cadastrado.

Com essa devolução, o contribuinte pode começar a recolher créditos, que podem ser utilizados para o pagamento do IPVA 2022 PR ou que podem ser devolvidos para a conta corrente dele. Os inscritos também concorrem a prêmios em dinheiro, que são sorteados recorrentemente. 

Para participar é fácil: ao fazer compras em estabelecimentos comerciais paranaenses, basta solicitar para incluir o CPF na nota. O cadastro no portal ao aplicativo do Nota Paraná deve ser feito para que seja possível consultar e utilizar os créditos disponíveis, assim como participar dos sorteios. 

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário