Fraudes no cartão de crédito: 3 métodos simples para identificar tentativa de uso indevido do cartão

Flavio Carvalho

14/02/2022

O cartão de crédito ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros. Em 2021, por exemplo, o uso de cartões para pagar compras subiu 33%, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Ao todo, foram movimentados R$ 2,6 trilhões no ano.

Não demorou muito para que surgissem várias fraudes envolvendo o cartão de crédito, situações que podem dar muita dor de cabeça para o consumidor.

Aqui, você confere quais são as fraudes no cartão de crédito mais comuns, inclusive três dicas simples para identificar qualquer tentativa de uso indevido de seu cartão. Acompanhe!

fraude cartão de crédito

Veja como prevenir fraudes no cartão de crédito (Imagem: Karolina Grabowska / Pexels)

Cartão de crédito: fraudes mais comuns

Antes de conhecer quais são as dicas, é importante saber quais são as fraudes mais comuns. A seguir, apresentamos uma lista com as principais:

1. Clonagem de cartão

Tipo de fraude que acontece tanto em compras presenciais como nas online. Em ambos os casos, o criminoso utiliza ferramentas ou brechas no sistema da loja para copiar dados do cartão dos clientes.

2. Roubo de dados

Trata-se do famoso phishing, que é um crime voltado a enganar pessoas para que forneçam dados confidenciais, como número do cartão de crédito e senha.

É comum quando o criminoso envia uma promoção imperdível ou se faz passar pelo banco e pede dados confidenciais. Desconfie, pois promoções com valores muito baixos normalmente são golpes. Além disso, o banco não tem autorização para pedir senhas.

3. Compra repetida

Ocorre quando a pessoa manuseando a maquininha informa que a transação não foi concluída, mas na realidade foi. Então, passa o valor da compra novamente e o comprador paga duas vezes.

Também pode acontecer online, quando a página de pagamento informa um erro ao finalizar a compra. Então, o comprador digita os dados novamente e acaba pagando mais.

3 métodos para identificar tentativa de fraude em seu cartão

Há formas simples de identificar rapidamente qualquer tentativa de fraude em seu cartão de crédito. Abaixo, você confere quais são! Aproveite para adotá-las:

1. Ative notificações do cartão em seu celular

As notificações possibilitam o acompanhamento de seu cartão de crédito em tempo real. Portanto, é importante mantê-las ativas, conseguindo identificar rapidamente qualquer tentativa de uso do cartão.

Caso receba alguma notificação de compra no cartão de crédito que você não tenha feito, entre em contato com a operadora imediatamente para relatar o problema.

Outra opção é efetuar o bloqueio pelo aplicativo, para evitar novas compras. Então, entre em contato com a operadora para solicitar um novo cartão de crédito.

2. Confira a fatura regularmente

Outra forma de identificar tentativas de uso indevido do cartão é ter o hábito de conferir a fatura regularmente. O ideal é que faça isso uma vez ao dia, principalmente se não tiver o serviço de notificações ativado em seu celular.

Procure sempre verificar se há compras que você não fez. Geralmente, os criminosos passam compras de baixo valor, o que muitas vezes dificulta que o dono do cartão repare que se trata de uma fraude.

3. Siga dicas de segurança online

Normalmente, as fraudes com cartão de crédito são mais recorrentes na internet. Por isso, é essencial seguir dicas de segurança online, para evitar ser vítima de golpes.

Para isso, tenha um antivírus instalado em seu celular ou computador, mantendo-o sempre atualizado. Outra dica essencial é criar senhas difíceis de serem descobertas ao abrir contas ou no seu próprio celular. Evite data de aniversário e senhas óbvias, como 12345.

Recebeu e-mail ou mensagem de um remetente desconhecido ou do que parece ser uma promoção imperdível de uma loja varejista grande? Desconfie e não clique em link algum! Neste caso, há uma grande chance de ser vítima de golpes.

Se quiser comprar algo citado na mensagem, o ideal é entrar em contato com a empresa por canais oficiais (seu site e central telefônica, por exemplo). Mas, não utilize os contatos da mensagem! Você deve entrar no site ou loja oficial da empresa.

Caso prefira contato telefônico, use o número que estiver no site. De maneira geral, os dados de contato da mensagem são falsos e podem levá-lo a comprar algo que não existe.

Outros cuidados que você deve ter é usar um bloqueador de pop-ups e não fazer download de arquivos de sites desconhecidos.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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