50% da população de São Paulo está vacinada com a 1ª dose contra Covid-19

São Paulo se tornou nesta segunda-feira (19/07) o primeiro estado a alcançar a marca de 50% de sua população vacinada contra Covid-19, especificamente com a primeira dose, com um total de 23,4 milhões de pessoas imunizadas parcialmente imunizadas.

A população parcialmente imunizada total no Brasil é de 42,51%, o equivalente a 90.026.281 pessoas que receberam a primeira dose do imunizante. Já a população totalmente imunizada, aquela que recebeu duas doses ou a vacina de dose única, é de 16,22%.

Publicidade

Publicidade

Desde o início da imunização no país, que ocorreu em 17 de janeiro de 2021, já foram aplicadas mais de 124 milhões de vacinas, considerando primeira e segunda doses. Confira, aqui, mais informações sobre a vacinação!

vacinação covid sp

Ranking dos estados com maiores taxas de vacinação em julho de 2021

Até o momento, o estado de São Paulo foi o que mais vacinou, com uma taxa de 50,73% da população que recebeu a primeira dose. No entanto, somente 18,12% da população está totalmente imunizada. Veja, a seguir, mais estados que compõem o ranking de maiores taxas de vacinação:

  • São Paulo: 50,73% da população com a primeira dose, 18,12% totalmente imunizada;
  • Rio Grande do Sul: 49,22% da população com a primeira dose, 22,40% totalmente imunizada;
  • Mato Grosso do Sul: 46,74% da população com a primeira dose, 29,09% totalmente imunizada;
  • Espírito Santo: 45,91% da população com a primeira dose, 17,76% totalmente imunizada;
  • Santa Catarina: 45,21% da população com a primeira dose, 16,30% totalmente imunizada;
  • Paraná: 44,83% da população com a primeira dose, 15,71% totalmente imunizada;
  • Amazonas: 41,86% da população com a primeira dose, 14,80% totalmente imunizada;
  • Minas Gerais: 41,11% da população com a primeira dose, 15,08% totalmente imunizada.

Calendário de vacinação para o estado de São Paulo

Em julho, o governo de São Paulo, comandado por João Doria (PSDB), antecipou calendário de vacinação estadual e tem o objetivo de imunizar toda a população adulta com uma dose até o dia 20 de agosto.

Publicidade

Publicidade

Esse calendário é válido para todo o estado, mas os municípios podem adaptá-lo como preferir, considerando a demanda e disponibilidade de imunizantes. Confira as datas do calendário estadual:

  • 30 a 34 anos: de 19 de julho a 4 de agosto;
  • 25 a 29 anos: de 5 a 12 de agosto;
  • 18 a 24 anos: de 13 a 20 de agosto;
  • 12 e 17 anos (com deficiência, comorbidades e gestantes): de 23 de agosto a 5 setembro;
  • 15 e 17 anos: de 6 a 19 de setembro;
  • 12 a 14 anos: de 20 a 30 de setembro.

Um detalhe importante: todas as faixas etárias a partir de 34 anos já podem se vacinar nos postos das cidades, sem precisar esperar uma data específica. Portanto, se já tiver acima de 34 anos é só passar em um posto para garantir seu imunizante.

Calendário de vacinação das cidades de São Paulo – Onde consultar?

Como dito anteriormente, cada cidade do estado de São Paulo pode adaptar o calendário estadual, o que significa que a faixa etária de vacinação entre os municípios pode variar.

Então, como saber qual a faixa etária atual de sua cidade? Simples: é só consultar o site da prefeitura de seu município. Se preferir, também dá para verificar a informação nos postos de vacinação.

Documentos para tomar vacina contra Covid-19

Os postos de vacinação contra Covid-19 em São Paulo exigem a apresentação de três documentos: RG, CPF e um comprovante de endereço. Todos serão utilizados para realização do cadastro no posto de vacinação.

Onde tomar vacina contra Covid-19 em São Paulo

Para facilitar a localização de postos de vacinação, o estado de São Paulo disponibilizou endereços online. Basta acessar o site Vacina Já, informar seu endereço ou CEP e clicar em “pesquisar”.

Pré-cadastro para vacinação

Publicidade

Publicidade

O governo do estado recomenda que a população faça um pré-cadastro no site Vacina Já, para agilizar o atendimento na vacinação. Ele não é obrigatório, mas pode dar maior rapidez a todo o procedimento.

Para realizar o seu, acesso o site Vacina Já, selecione seu perfil (se população geral, profissionais da educação ou transporte) e preencha o formulário.

Campanha anual de vacinação contra Covid em São Paulo

O governo de São Paulo anunciou que fará campanhas anuais de vacinação contra Covid-19 no estado. Em 2022, a previsão de início é em 17 de janeiro, no aniversário de um ano do início da vacinação no país.

Estudos em outros países vêm mostrando que a imunidade contra Covid cai ao longo dos meses, o que indicaria a necessidade de uma vacinação anual como acontece com a vacina da gripe.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário