Prefeitura de Porto Alegre anuncia calendário do IPTU 2022 POA

Confira o calendário do IPVA 2022 POA que foi anunciada pela prefeitura de porto alegre, tudo aqui No Detalhe.

Nesta segunda-feira (13/12), a Prefeitura de Porto Alegre vai detalhar o calendário de pagamento do IPTU 2022. O anúncio será feito para a imprensa à tarde, a partir das 14h30, na Pinacoteca Municipal.

Na ocasião, o prefeito Sebastião Melo, acompanhado do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, vai apresentar em detalhes sobre o percentual de desconto nos pagamentos feitos à vista, além de quando serão feitos os envios das guias e também falará sobre as funcionalidades oferecidas pelo site do IPTU.

Publicidade

Publicidade

Quem quiser acompanhar o evento pode seguir tudo nas redes sociais da prefeitura.

Como serão os pagamentos do calendário do IPTU 2022 POA?

De acordo com informações que já estão disponíveis no site da Prefeitura de Porto Alegre, os pagamentos feitos à vista até o dia 4 de janeiro de 2022, têm desconto de 8%. Após essa data ainda é possível pagar à vista (sem desconto) até o dia 8 de março. Quem não pagar em parcela única pode parcelar em 10 vezes sem juros.

Prefeitura de Porto Alegre anuncia calendário do IPTU 2022 POA (2)
Fonte/Reprodução: original

A primeira parcela deve ser paga no mesmo dia (08/03), e as demais terão como vencimento o dia 8 de cada mês subsequente. Caso não haja o pagamento da primeira parcela do IPTU 2022 até a sua data limite (08/03), então todo o lançamento será convertido em dívida e estará sujeito a multa e juros.

Publicidade

Publicidade

As guias para o pagamento do IPTU 2022 já estão sendo enviadas para os contribuintes, mas elas também estão disponíveis no site da prefeitura.

Quem tem que pagar o IPTU 2022 de Porto Alegre?

Seguindo a determinação do Art. 70 da Lei Complementar 07/1973, algumas propriedades ficam isentas do pagamento do IPTU, tanto pessoas físicas como jurídicas. Para ver a lista de imóveis que recebem a isenção é só entrar nesta página e clicar na opção “Quem tem direito à isenção?”.

Congelamento

Em agosto deste ano, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por 33 votos a 1, um Projeto de Lei Complementar do Executivo que suspende os aumentos futuros dos valores do IPTU a partir de 2022. 

Isso permanecerá desta forma até o ano de 2025 quando deverá haver a aprovação de uma nova Planta Genérica de Valores (PGV) e, consequentemente, será feito o exame dos valores dos imóveis do município.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário