Impostos atrasados: como parcelar seu débito?

Sabe como parcelar seu débito de impostos atrasados? Caso não, confira tudo que você vai precisar saber aqui No Detalhe.

Uma das coisas mais comentadas sobre o Brasil é a quantidade gigantesca de impostos existentes, afinal de contas, os brasileiros possuem uma alta carga por consumo. Devido a esses fatos, é bastante comum esquecer do pagamento de certos tributos, o que mais para frente pode causar muita dor de cabeça.

Por causa do impacto causado pela pandemia do Covid-19, certos impostos poderão ser negociados em um valor menor e alguns até parcelados. Para saber mais sobre como lidar com os impostos atrasados, veja a seguir.

Publicidade

Publicidade

Impostos atrasados: como saber se há débito

Teremos um foco maior em pessoas físicas, já que o direcionamento é mais para as pessoas comuns, entretanto boa parte do que se diz aqui também vale para as jurídicas.

Dito isso, o mais recomendado para saber se há pagamentos pendentes é fazer uma planilha com os impostos principais a serem pagos, como IPTU, IPVA, entre outros nomes já conhecidos.

Impostos atrasados como parcelar seu débito (2)
Fonte/Reprodução: original

Por último, para verificar a sua situação, basta acessar o site da Receita Federal e buscar a opção de certidões. De preferência, acesse o site da Receita do seu estado, assim as coisas serão ainda mais fáceis.

Publicidade

Publicidade

Quais impostos podem ser parcelados com pagamento atrasado?

Após a etapa anterior se realizar, fica a dúvida sobre quais impostos podem ser parcelados. Para as pessoas físicas, existem alguns pagamentos que podem ser divididos em até 120 vezes, um número bem relevante.

Portanto, aqui vai uma lista de impostos que estão sujeitos a parcelamentos:

  • FGTS, desde que seja de competência da Caixa Econômica Federal
  • PIS
  • COFINS
  • CSLL
  • IRPJ
  • ISS
  • IPTU
  • Débitos do INSS

Estar em dia com o pagamento dos impostos é fundamental para a vida do cidadão, que pode inclusive ter direitos limitados em caso de inadimplência.

Como conseguir negociar parcelamento de imposto atrasado?

Primeiro é necessário estar dentro das condições que a Procuradoria-Geral da Fazenda estabelece para efetuar as negociações. Feito isso, entre no portal Regularize, preencha o campo de Declaração de Receita, que será checada a capacidade de pagamento do imposto.

Caso seja confirmada, será possível a realização do acordo. Vale lembrar que o débito precisa estar em dívida da União pelo tempo necessário.

O que pode acontecer quando não são pagos os impostos?

Caso isso ocorra, o cidadão corre risco de receber multas, sanções administrativas e no pior dos casos, até pode ter os seus bens confiscados. Por isso, siga as instruções dadas acima para que você não tenha seu nome inscrito nessa lista.

Publicidade

Publicidade

Busque sempre estar regular com o pagamento dos impostos, afinal dívidas são uma bola de neve que, quando mais o tempo passa, mais os problemas irão se acumulando.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário