IPVA 2022 SP: Pagamentos com desconto de 9% se encerram nesta semana

Está é última para aproveitar o desconto de 9% pelo pagamento do IPVA SP 2022 à vista. Veja os veículos que ainda tem esta opção.

Nesta semana se encerram os prazos para pagar o IPVA SP de 2022 em cota única com desconto de 9% para os últimos grupos de veículos, já que o calendário segue conforme o número final das placas (calendário completo abaixo).

Hoje (18/01), por exemplo, é o último dia para proprietários de veículos com placa final 7 aproveitarem o desconto. Vale lembrar que em 2022 o desconto para quem pagar o IPVA SP de veículos usados à vista é maior do que em anos anteriores.

Publicidade

Publicidade

Mas no caso dos contribuintes que optam por parcelar o imposto, também há novas condições de pagamento para este ano. Nesse caso, o número máximo de parcelas subiu de três para cinco.

ipva sp desconto
Veja quais veículos ainda podem aproveitar o desconto de 9% no IPVA SP 2022. Foto: Werther Santana/AE

Quando vale a pena pagar à vista?

No caso dos proprietários de veículos que ainda podem pagar o IPVA SP à vista com o desconto de 9%, muitos se perguntam se a alternativa vale a pena.

Como o valor do IPVA subiu mais de 20% para diversos veículos, alguns especialistas afirmam que qualquer desconto é bem vindo. Entretanto, só vale a pena aproveitar quando o contribuinte tem uma boa reserva de dinheiro guardada, segundo o professor de Economia Durval Meirelles.

Publicidade

Publicidade

Afinal, conforme destaca o economista Eduardo Amendola Camara, é perigoso abrir mão de uma reserva e ficar vulnerável logo no início de um ano economicamente incerto. Por isso, o desconto não pode ser muito pequeno para valer a pena.

Como pagar o IPVA SP 2022?

Para conferir o valor do IPVA SP 2022, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo e clicar em “Consultar Débitos”.

Para pagar o imposto, o contribuinte só precisa ir até uma agência bancária, terminal de autoatendimento ou casa lotérica. Além disso, quem preferir pode também pagar sem sair de casa, por meio do internet banking ou ainda de sites de empresas credenciadas à Sefaz-SP.

Calendário IPVA SP 2022

No caso dos contribuintes que ainda não pagaram o imposto, o calendário para o pagamento parcelado ou para os últimos motoristas aproveitarem o desconto de 9% para pagar à vista é o seguinte:

calendário ipva 2022 sp

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário