Como parcelar conta de luz atrasada? Saiba como quitar a dívida

Com os sucessivos aumentos na conta de luz que os consumidores brasileiros vêm enfrentando em 2021 e a inflação alta diminuindo o poder de consumo, muitas pessoas ficam com a tarifa atrasada e precisam parcelar o valor para regularizar sua situação.

Nesse caso, muitas empresas distribuidoras de energia oferecem meios fáceis para negociação de dívidas. Dessa forma, o consumidor pode evitar que seu nome seja negativado e a luz de sua casa seja cortada.

Publicidade

Publicidade

Para auxiliar nessa situação, a Serasa mostrou como parcelar dívidas de conta de luz atrasada com as seguintes empresas: Energisa, Enel, Light e Cemig, e a seguir vamos conferir como negociar com estas distribuidoras e também com a Copel.

conta de luz
Veja como negociar suas dívidas de conta de luz com diferentes empresas. Imagem: Divulgação/Copel

Veja também: Distribuidoras liberam parcelamento e negociação de conta de luz atrasada pelo WhatsApp – saiba como fazer

Quem parcelar conta de luz atrasada precisa pagar juros?

Antes de começarmos, é importante responder a uma dúvida comum entre muitos consumidores sobre os juros na negociação de conta de luz em atraso.

Publicidade

Publicidade

De modo geral, a cobrança de juros varia de empresa para empresa. Distribuidoras como Enel e Cemig, por exemplo, oferecem parcelamento sem juros, e até chegam a fazer campanhas oferecendo descontos na negociação em algumas regiões.

Por outro lado, outras empresas podem cobrar juros para o parcelamento. No caso da Copel, por exemplo, os juros são de 1% ao mês para pagamento em até 12 vezes.

Como parcelar conta de luz atrasada

Agora vamos conferir como o consumidor que está com contas de luz em atraso, o que é o caso de um em cada cinco brasileiros, segundo o Datafolha, pode negociar sua dívida ou emitir a 2ª via da fatura.

Energisa

A Energisa atende cidades de 11 estados diferentes em todas as cinco regiões do país. Caso você tenha alguma dívida com a empresa, o passo a passo para negociar é o seguinte:

  1. Acesse o site da Energisa;
  2. Na página, a primeira coisa a se fazer é informar o estado e cidade onde reside;
  3. Em seguida, clique na aba “Serviços online” e selecione a opção “Negociar Dívida“. Se preferir, você também pode clicar para “Pagar suas contas atrasadas com cartão de crédito” ou “Extrato e Segunda via da conta”;
  4. Após clicar em “Negociar Dívida”, escolha na página seguinte qual dos canais de contato para negociação você prefere. Caso queira continuar pelo próprio site, é só clicar no botão em destaque no final da página;
  5. Na página seguinte, você deve fazer um cadastro no site antes de acessar as informações sobre suas pendências e finalizar a negociação com as condições de pagamento.

Enel

A Enel atende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Ceará. Para parcelas suas contas atrasadas com a empresa, o procedimento é o seguinte:

  1. Acesse o site da Enel;
  2. Clique no botão “Negocie suas dívidas”;
  3. Informe os números do seu CPF e da instalação;
  4. Escolha as contas vencidas que deseja quitar;
  5. Por fim, selecione a forma de pagamento que você preferir e clique para concluir a negociação.

Se ao invés de parcelar as dívidas de conta de luz atrasada você preferir emitir a segunda via da fatura, basta acessar o site de acesso rápido da Enel e informar os dados solicitados.

Light

Publicidade

Publicidade

A Light atende consumidores de 31 municípios do Rio de Janeiro, e para regularizar sua situação com a empresa basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Light;
  2. Primeiramente, faça login no site da empresa. Se ainda não tiver conta, clique para criar uma senha;
  3. Depois disso, clique na opção “Campanha de Negociação” ou em “Parcelamento de Débitos”;
  4. Informe os dados solicitados e depois clique para selecionar sua pendência e gerar o acordo.

Se preferir emitir a 2ª via de sua conta, é só clicar na aba referente a esta operação na página inicial.

Cemig

A Cemig tem alguns critérios para negociação de dívidas. Entre eles estão não ter débitos anteriores já parcelados e não ter dívidas em seu nome em mais de um imóvel. Para quem cumpre com os requisitos da empresa, basta:

  • Acessar o site da Cemig;
  • Fazer login ou novo cadastro na plataforma;
  • Procurar pela opção “Parcelamento” na barra de pesquisa;
  • Escolher a opção de sua preferência e finalizar a negociação.

Se o consumidor quiser tirar a 2ª via online, é só clicar no botão referente a ela na mesma página.

Copel

Publicidade

O site da Companhia Paranaense de Energia tem um menu específico para parcelamento de contas atrasadas, onde o consumidor tem diferentes opções de negociação.

Publicidade

  • Acesse a página de parcelamento do site da Copel;
  • Se preferir, clique para conferir as condições e tutorial para a situação que se encaixa no seu caso entre as três opções em destaque na página;
  • Se você escolher “Dívidas em nome do titular”, por exemplo, clique no link para redirecionamento à Agência Virtual da empresa e siga os passos indicados no vídeo abaixo:

Fonte: Serasa.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário