Gabarito Enem 2021. Quando estará disponível? Como acessar?

Veja quando o gabarito oficial do Enem 2021 estará disponível para os participantes e como acessar correções extraoficiais de professores.

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foi ontem (21/11), e muitos participantes já estão ansiosos pelo gabarito oficial para saber como se saíram.

Entretanto, esta espera ainda deve durar mais alguns dias, pois o gabarito será divulgado apenas após o segundo dia de prova. Segundo o edital do Enem 2021, isso deve acontecer em até três dias úteis depois da conclusão do exame.

Publicidade

Publicidade

Sendo assim, se o Inep cumprir normalmente o prazo estipulado pelo edital, os participantes do Enem 2021 poderão acessar o gabarito oficial até o dia 1º de dezembro. Por outro lado, para aliviar a ansiedade, já é possível conferir alguns gabaritos extraoficiais (mais informações abaixo).

Quando o gabarito oficial do Enem 2021 será divulgado e onde consultar
Veja quando o gabarito oficial do Enem 2021 será divulgado e onde consultar correções extraoficiais. Foto: Divulgação

Como acessar o gabarito do Enem 2021?

Como de costume, os estudantes que fizerem as provas do Enem 2021 poderão acessar o gabarito oficial por meio da página do participante.

Mas para quem prefere conferir as respostas antes desse prazo, outra opção interessante é consultar os gabaritos extraoficiais organizados por professores.

Publicidade

Publicidade

Para os estudantes que participaram do primeiro dia de provas, já existem correções disponíveis na web. Dois exemplos são os gabaritos organizados por professores do cursinho Anglo e do SAS Plataforma de Educação, ambos disponíveis para consulta no g1.

Entretanto, como estes gabaritos não são oficiais, é importante destacar que podem haver variações entre eles e também deles para o resultado oficial.

Como funciona o cálculo da média do Enem?

Outro ponto que cabe destacar é o fato de que o resultado do Enem 2021 não depende apenas do número de respostas certas. Isso porque o cálculo da nota média do exame é realizado a partir da Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Esta metodologia considera a particularidade de cada questão, de modo que a nota não depende apenas da quantidade de respostas certas, pois algumas perguntas “valem mais”.

Para saber mais detalhes sobre como funciona o cálculo da média do Enem, basta conferir o nosso texto explicando sobre.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário