Saque do FGTS 2022: Novo lote é liberado para um novo grupo neste começo de março

Descubra aqui quem tem direito ao saque-aniversário do FGTS em março de 2022, como e onde solicitar o saque e se vale ou não a pena aderir!

Depois de uma breve suspensão durante o período de Carnaval, a Caixa Econômica Federal já está liberando o saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) neste mês de março de 2022.

Nesta matéria do No Detalhe, você vai descobrir quem tem direito ao saque-aniversário do FGTS em março, como e por onde solicitar e se vale ou não a pena aderir à modalidade. Continue lendo e tire suas dúvidas!

Publicidade

Publicidade

Quem tem direito ao saque-aniversário do FGTS em Março?

O saque-aniversário do FGTS acontece sempre no mês de aniversário do trabalhador. Ou seja, nascidos em janeiro podem efetuar o saque-aniversário em janeiro; nascidos em fevereiro podem fazer em fevereiro e assim por diante.

Nesse caso, tem direito ao saque-aniversário do FGTS em março de 2022 todos os trabalhadores que fazem aniversário no mês de março. O saque estará disponível já a partir desta quarta-feira, 2 de março, e pode ser resgatado até o dia 31 de maio.

Sim, o saque fica disponível ao longo de três meses, começando a contar do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Em março, o saque-aniversário foi disponibilizado apenas hoje (2) por conta do feriado de carnaval da última terça-feira (01).

Publicidade

Publicidade

Caso você não faça aniversário no mês de março, confira a seguir o calendário completo de liberação do saque-aniversário do FGTS:

  • Nascidos em Janeiro — de 03/jan a 31/mar
  • Nascidos em Fevereiro — de 01/fev a 29/abr
  • Março — de 02/mar a 31/mai
  • Abril — de 01/abr a 30/jun
  • Maio — de 02/mai a 29/jul
  • Junho — de 01/jun a 31/ago
  • Julho — de 01/jul a 30/set
  • Agosto — de 01/ago a 31/out
  • Setembro — de 01/set a 30/nov
  • Outubro — de 03/out a 30/dez
  • Novembro — de 01/nov a 31/jan/2023
  • Dezembro — de 01/dez a 28/fev/2023

Lembrando que, caso você não efetue o resgate do saque-aniversário até a data limite (31 de maio, para nascidos em março), o dinheiro retorna ao seu fundo.

Como e onde fazer o saque-aniversário do FGTS 2022?

Saque do FGTS 2022: Novo lote é liberado para um novo grupo neste começo de março (Imagem: Reprodução/LightRocket)
Saque do FGTS 2022: Novo lote é liberado para um novo grupo neste começo de março (Imagem: Reprodução/LightRocket)

A adesão ao saque-aniversário não é automática, sendo uma opção que os trabalhadores têm e à qual eles devem aderir até o último dia do mês de nascimento caso desejem receber no mesmo ano (do contrário, caso a adesão seja solicitada após o mês de aniversário, o saque-aniversário estará disponível apenas no ano seguinte).

Tanto a adesão quanto a solicitação do saque-aniversário do FGTS podem ser feitas através do aplicativo oficial do FGTS (disponível para Android e para iOS), no site da Caixa Econômica Federal ou presencialmente em uma das agências da Caixa. Também é possível consultar o FGTS e tirar dúvidas sobre o saque-aniversário através do número 0800 724 2019.

Em época de pandemia, recomendamos que você opte pelos meios digitais (aplicativo do FGTS e site da Caixa) e recorra a uma visita à agência bancária apenas em casos de extrema necessidade.

Vale a pena fazer o saque-aniversário do FGTS?

É preciso estudar bastante a sua situação antes de optar pelo saque-aniversário do FGTS. Como já explicamos nesta outra matéria, algumas vezes empréstimos compensam bem mais do que o saque-aniversário.

Publicidade

Publicidade

Isso porque o saque-aniversário do FGTS traz alguns perigos ao trabalhador. Por exemplo, caso seja demitido sem justa causa, você não vai ter direito a sacar todo o saldo da conta, apenas uma parte dele. Além disso, tendo o saldo menor, o lucro do FGTS, que atualmente tem rentabilidade de 3% ao ano, será menor, e você terá menos opções de financiamento de imóveis com o FGTS.

Caso você tenha optado pela adesão ao saque-aniversário, mas mudou de ideia, o cancelamento da adesão leva dois anos para surtir efeito.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
Revisão da Vida Toda do INSS: entenda quando vale a pena e quando não fazer

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário