Vale a pena parcelar boleto? Compare as taxas e saiba quando usar

Um dos serviços disponibilizados por bancos recentemente é a possibilidade de parcelar boleto, permitindo que muitos consigam quitar dívidas mensais quando o orçamento está apertado.

Mas, como funciona o parcelamento de boleto? Será que vale a pena utilizá-lo? Aqui, respondemos essas questões e damos mais informações sobre o serviço. Confira!

Publicidade

Publicidade

parcelar boletos
Conheça detalhes sobre parcelar boletos

Como parcelar boleto?

O pagamento parcelado de boletos é feito utilizando cartão de crédito, com cobrança de juros. Para utilizar o serviço, basta acessar o aplicativo do banco em que possui conta, o serviço de pagamentos e selecionar o cartão de crédito, mencionando o número de parcelas de seu interesse.

Um detalhe importante: quanto maior o número de parcelas, mais elevados são os juros. Portanto, fique de olho nos acréscimos cobrados para não acabar pagando um valor muito maior do que a dívida original.

Bancos que permitem parcelar boletos

O serviço de parcelamento de boletos é mais comum entre fintechs, que possuem maior flexibilidade e inovação no lançamento de recursos para seus clientes. Veja, a seguir, quais bancos disponibilizam o serviço:

Publicidade

Publicidade

Nubank

O Nubank permite o parcelamento de boletos de até R$ 5.000,00 na quantidade máxima de 12 parcelas. Caso opte por pagar à vista, os juros são de zero a 6%. Se quiser pagar parcelado, os juros variam de 2% a 6%.

Para utilizar o serviço é simples, basta acessar o aplicativo Nubank, a opção de pagamento e selecionar o cartão como principal forma para quitar a dívida. Assim que finalizar o procedimento, o valor é lançado automaticamente na fatura.

Tenha o cuidado de verificar as taxas de juros e quantidade de parcelas, para selecionar a opção que melhor atende suas necessidades e orçamento no momento.

PicPay

O PicPay parcela o boleto cobrando uma taxa de 3,09% do total da dívida, mais 3,69% sobre cada parcela. Para utilizar o serviço, o usuário deve ter uma conta PicPay e cartão de crédito da empresa.

Um dos diferentes é que a fintech oferece a possibilidade de pagamento misto do boleto, utilizando o saldo disponível na conta e o cartão de crédito. Se usar esse recurso, as taxas de juros incidem somente sobre o valor parcelado e não no pagamento com saldo em carteira.

PagBank

O PagBank disponibiliza o parcelamento de boletos em até 12 vezes com cartão de crédito de qualquer banco. Para isso, é só acessar o app, cadastrar seu cartão de crédito, validá-lo, selecionar o serviço de pagamento de contas e escolher o cartão como forma de pagamento.

Publicidade

Publicidade

O PagBank cobra uma taxa de 2,89% pelo serviço e, caso opte pelo parcelamento, uma taxa extra de 2,49% é aplicada sobre o valor da parcela.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil disponibiliza para seus clientes o parcelamento do boleto em até 48 vezes. Os juros, no entanto, variam de cerca de 3% a aproximadamente 8%, dependendo de qual tipo de cartão possui, se gold, platinum, black, entre outros.

Outro detalhe importante sobre o pagamento pelo Banco do Brasil é que há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) para pessoas físicas e jurídicas, considerando o valor do boleto.

Vale a pena parcelar boleto?

Depende muito de sua situação financeira no momento. Como todas as empresas que oferecem o serviço cobram juros e taxas, o valor final pago na conta será sempre maior.

Publicidade

Portanto, considerando somente esse ponto, não vale a pena parcelar boleto. Mas, se você estiver muito endividado e sem dinheiro para pagar contas básicas recorrentes, como o aluguel, energia elétrica, gás e água, o parcelamento de boleto pode ser uma solução, desde que tenha certeza de que terá alguma renda nos próximos meses para quitar essa dívida.

Publicidade

Lembre-se que o parcelamento é feito no cartão de crédito, que tem as maiores taxas de juros do país. Portanto, se não conseguir pagar seu cartão, essa dívida pode crescer ainda mais.

Uma alternativa é optar por pagar com cartão de crédito à vista, uma vez que há empresas, como o Nubank, que oferecem essa opção sem cobrar taxa de juros. Neste caso, somente se adiaria o pagamento do boleto por um mês, no máximo.

Quando usar o parcelamento de boleto?

O parcelamento de boletos só é interessante quando não se tem dinheiro suficiente para pagar contas no mês atual e se tem certeza de que terá renda nos próximos meses. Além disso, o serviço também é uma alternativa para situações emergenciais.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário