NÃO FAÇA o Saque-Aniversário do FGTS. 3 opções mais vantajosas para conseguir dinheiro HOJE!

Felipe Matozo

19/02/2022

Desde que surgiu, a modalidade de saque-aniversário do FGTS atrai muitos trabalhadores pela possibilidade de dinheiro rápido, mas existem opções que podem ser mais vantajosas do que esta.

Afinal, se por um lado o saque-aniversário permite retirar uma parte do seu saldo no FGTS todos os anos, por outro ele traz algumas desvantagens que não podem ser ignoradas.

Por isso, há casos em que até mesmo um empréstimo pode valer mais a pena que o saque-aniversário, conforme veremos a seguir.

saque aniversário opções mais vantajosas

Conheça algumas opções que podem ser mais vantajosas que aderir ao saque-aniversário. Foto: Canva

Por que você não deve optar pelo Saque-Aniversário do FGTS 2022?

O principal motivo para você pensar bem antes de aderir ao saque-aniversário é que isso tira o direito ao saque do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Nesse caso, o trabalhador tem direito apenas a multa de 40% do fundo e eventuais valores devidos pela empresa.

Além disso, caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário e depois mude de ideia, a alteração para a modalidade padrão (saque-rescisão) leva dois anos para surtir efeito.

Por isso, no caso de alguém que está precisando de valores não muito altos, o que costuma ser o caso das parcelas do saque-aniversário, e não tem garantia de permanência no seu emprego, é possível que um empréstimo de juros baixos seja mais vantajoso.

Afinal, em caso de demissão sem justa causa, o trabalhador tem direito ao valor integral do fundo, que serve para esse tipo de situação.

3 opções melhores que o Saque-Aniversário do FGTS

Entre os empréstimos com juros relativamente baixos que podem ser usados para as mesmas situações que o saque aniversário, podemos citar:

  1. Empréstimo Caixa Tem: crédito de R$ 300 a R$ 1.000 com contratação diretamente pelo aplicativo Caixa Tem para pagar em até 24 meses. Para mais detalhes sobre esta oferta, confira nosso texto explicando;
  2. Penhor Caixa: crédito com uma das menores taxas menores taxas do mercado, no qual o solicitante oferece algo como garantia. Para mais detalhes sobre o Penhor Caixa, confira nosso texto explicando sobre;
  3. Crédito Consignado: outra modalidade de empréstimo com juros mais baixos do que a média do mercado. Nesse caso, as parcelas são descontadas em folha, e aqui você confere melhor como funciona este tipo de crédito.

Entretanto, vale lembrar que empréstimos são operações que demandam muito planejamento. Por isso, especialistas recomendam pensar bem antes de contratar uma linha de crédito e fazer isso apenas em casos de real necessidade.

Nesse sentido, aproveite para conferir nosso texto com alguns cuidados necessários para evitar o endividamento com empréstimos.

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta