Programa do governo libera EMPRÉSTIMO apenas para ESTE GRUPO; veja como contratar
A nova fase do Pronampe já está em vigor, veja quem pode contratar empréstimo pelo programa e como funciona esta iniciativa.
A nova fase do Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe) entrou em vigor nesta segunda-feira (25/07), e interessados em aderir à iniciativa já podem fazer a contratação de empréstimo.
Nesta etapa, o governo estima que micro e pequenas empresas tenham acesso a até R$ 50 bilhões em operações de crédito. Além disso, um destaque dessa nova fase do Pronampe é que os empréstimos também está disponíveis para quem é MEI (Microempreendedor Individual).
A seguir, veja quem pode contratar empréstimo pelo Pronampe e confira mais detalhes sobre o programa.
Quem pode contratar empréstimo pelo Pronampe?
Criado em 2020 para ajudar empreendedores a enfrentar a crise econômica causada pela pandemia, o Pronampe é destinado a micro e pequenas empresas, MEIs e empresas de médio porte com faturamento de até R$ 300 milhões por ano.
As empresas podem usar o crédito do Pronampe para investimentos, como aquisição de máquinas ou realização de reformas, e para capital de giro, como pagamento de contas e de salários.
Como funciona o programa?
Os empréstimos do programa são oferecidos por instituições financeiras conveniadas e garantidos pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO).
O valor máximo disponível para empréstimo pelo Pronampe é de 30% da receita bruta anual registrada pela empresa em 2019. Enquanto isso, negócios com menos de um ano de funcionamento podem contratar até metade do capital social ou 30% da média do faturamento mensal.
A taxa de juros do Pronampe é de 6% ao ano mais a taxa Selic, atualmente em 12,75%. Os contratantes têm acesso a um prazo de carência de 11 meses com financiamento em até 37 parcelas, enquanto o prazo total do empréstimo passou para 48 meses nesta nova etapa do programa.
Como contratar empréstimo pelo Pronampe?
Para ter acesso ao crédito do Pronampe, é preciso Autorizar o compartilhamento de dados empresa no site da Receita Federal e selecionar as instituições bancárias de seu interesse. Após isso, os empresários já podem procurar instituições conveniadas ao programa para contratar um empréstimo.
No caso dos clientes Caixa, é necessário procurar sua agência e manter os dados atualizados ou entrar em contato com o atendimento via WhatsApp do banco pelo número 0800 104 0 104.