Prolongar o Ramo de Flores: guia definitivo para fazê-los durar muito mais tempo
Confira algumas dicas super importantes para aumentar o tempo de vida do ramo de flores da sua planta: o guia definitivo irá ajudar você.
Quando uma planta apresenta ramo de flores bem elegante e charmoso, a pessoa que cuida dela quer fazer o possível para manter essa beleza. A boa notícia é que isso pode ser facilmente resolvido caso ela siga o guia definitivo para prolongar o ramo de flores.
Você também pode gostar de ler: 7 plantas que atraem BONS SONHOS para ter dentro do quarto
Principalmente quem “adota” plantas para deixar a casa ou o jardim mais bonito precisa ser mais cauteloso na hora de dar atenção para as plantas que tem em casa.
É importante conhecer dicas do que você precisa fazer para ajudar a sua planta a manter os ramos de flores bonitos e saudáveis.
Corte as hastes
Se você cortar as hastes do ramo de flores em um ângulo diagonal antes de colocá-las na água, saiba que isso irá ajudar e muito a sua planta.
Em geral, essa técnica é usada porque ela aumenta a área de superfície da haste, permitindo que ela absorva mais água, que é muito importante para a planta.
A água transporta os nutrientes que a planta precisa e isso facilita na manutenção da saúde dela.
Remova as folhas inferiores
A técnica de remover as folhas inferiores de um ramo, aquelas flores que ficarão submersas na água, também é uma técnica de prolongar a vida do ramo.
Isso porque as folhas em decomposição podem liberar bactérias. Por sua vez, essas bactérias poderão obstruir os vasos da flor e prejudicar sua saúde.
O jeito mais prático de prevenir isso e evitar perder o ramo de flores é remover essas flores.
Use água fresca e limpa
Ao se deparar com um belo e saudável ramo de flores na sua planta, não deixe de fazer a troca da água a cada dois dias de jeito nenhum.
Você precisa manter a troca regular e também pode fazê-la sempre que a planta estiver turva, porque esse é indicativo de que a planta está desidratada.
Se a água estiver suja ou contaminada, ela irá acabar transportando microrganismos patogênicos ou substâncias químicas nocivas que vão fazer muito mal e irão prejudicar a saúde da planta. Muitas vezes, esse é um dos fatores que acabam matando a planta.
Adicione um conservante floral à água
Também é uma boa ideia dar à planta os nutrientes que ela precisa, porque eles também tendem a ajudar a os ramos a se manterem.
O que vai poder ajudar a sua planta são substâncias como açúcar, vinagre, aspirina e até conservante floral.
Além de oferecer nutrientes, esses itens ajudam a prevenir que bactérias apareçam e prejudiquem o desenvolvimento de suas plantas.
Mantenha as flores em um local fresco
O calor pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento de plantas. Em geral, ele faz com que elas transpirem e percam a umidade que precisam. E isso acaba acelerando o envelhecimento das plantas.
Você percebe que elas ficam velhas quando as plantas perdem aquela aparência bonita e as flores começam a murchar.
Ao mesmo tempo que o calor acelera o processo de envelhecimento das plantas, ele também acaba facilitando o crescimento de bactérias, que por sua vez podem destruir de vez a planta. Por causa disso, o melhor a se fazer é colocar a planta em locais frescos e livres de correntes de ar.
Evite expor as flores a certas frutas ou vegetais
O etileno, que é um gás natural produzido por muitos frutos e vegetais, podem acelerar o processo de envelhecimento das flores. Quando isso acontece, como já comentamos, elas murcham e perdem a boa aparência.
Frutas como maçãs, bananas, abacates, tomates, pêssegos, ameixas, melões, mangas e kiwis emitem etileno. Por isso, não é nada legal deixar suas plantas com ramo de flores bonitos e saudáveis expostos a elas.
Procure colocar a sua planta em locais frescos e sem ventilados, para evitar esse tipo de problema.
Pulverize as flores com água limpa
Outro cuidado que a planta normalmente precisa é a pulverização, porque isso pode trazer muitos benefícios para ela. Com isso, aumentam as chances da crescer bem e desenvolver uma boa aparência.
O motivo para manter as plantas pulverizadas é que isso ajuda com que elas fiquem hidratadas e também mantém as folhas limpas.
Muita poeira e sujeira nas folhas das plantas prejudicam a capacidade da planta de absorver a luz solar e fazer fotossíntese. Além disso, a pulverização ainda pode prevenir o crescimento de insetos e doenças nas folhas. Por isso, procure fazer regularmente.