Proteção de Compras do Cartão de Crédito: entenda como funciona esse seguro
Entenda o que é e como funciona a Proteção de Compras do Cartão de Crédito. Confira também as bandeiras que oferecem o benefício.
Os cartões de crédito contam com uma série de planos que promovem diversos benefícios aos clientes. Entre esses benefícios está a proteção de compras do cartão de crédito, que funciona como uma espécie de seguro.
É importante saber melhor a respeito desse benefício e como ele funciona.
A seguir, você fica sabendo mais detalhes a respeito do que é a proteção de compras do cartão de crédito, quais bandeiras oferecem esse benefício e mais. Continue lendo!
O que é a proteção de compras do cartão de crédito?
Essa proteção é um tipo de seguro oferecido ao consumidor para o caso de haver roubo, furto qualificado ou até mesmo em caso de haver danos físicos ao bem que foi adquirido com o cartão de crédito. A proteção é garantida por um determinado período após a efetivação da compra.
O seguro pode ser usado para consertar, substituir ou ainda reembolsar o produto. Basta que o produto seja elegível e que o valor esteja dentro do orçamento do seguro, o que vai depender da carteira do cartão.
Cartões que oferecem o benefício de proteção de compras
Não são todos os cartões e bandeiras que oferecem a proteção de compras do cartão de crédito. Mas as bandeiras mais populares contam com o benefício. A seguir, confira quais são elas e em quais planos.
- Mastercard: os cartões Gold e Black
- Visa: os cartões Gold, Platinum, Signature e Infinite
- Elo: os cartões Elo Mais, Elo Grafite, Elo Nanquim e Elo Diners Club
- American Express: os cartões Gold e Platinum do Banco Santander
Como funciona o benefício em cada caso
A compra protegida está disponível no cartão Gold para ocorrências em até 30 dias após a compra, no caso de quem usa a bandeira Mastercard.
O valor máximo é de US$ 200 por incidente e US$ 400 no ano, sem ultrapassar o valor da compra debitado no cartão. Já no caso do cartão Black, o período é de 90 dias após a compra e o valor máximo é de US$ 5.000 por incidente e US$ 20 mil por ano.
Para ter acesso ao benefício, o consumidor deverá apresentar recibo original, cópias oficiais do boletim de ocorrência (em caso de roubo ou furto qualificado) e cópias autenticadas dos orçamentos do conserto (em caso de danos físicos ao bem adquirido).
Por sua vez, no caso da bandeira Visa, a proteção de compra vale por até 180 dias depois da aquisição do bem. Nesse caso, o benefício irá cobrir despesas para reparar ou compensar o produto.
O valor máximo do benefício varia conforme o cartão utilizado para a compra. Confira a seguir.
- Gold: R$ 3.300 por evento e por ano
- Platinum: R$ 16,5 mil por evento e R$ 33 mil por período de 12 meses
- Signature: R$ 16,5 mil por evento e R$ 33 mil por período de 12 meses
- Infinite: R$ 33 mil por evento e R$ 66 mil por período de 12 meses
A bandeira Elo oferece o benefício mediante emissão prévia de bilhete de seguro de proteção de compras para o produto. Esse bilhete tem validade de até 45 dias depois que o consumidor realiza a compra. Nesse caso, o valor máximo da indenização é de R$ 5.000.
Por fim, para quem usa a bandeira American Express, o cartão Santander Platinum cobre até US$ 5.000 por evento, limitado a US$ 25 mil por ano, para danos acidentais ou roubo. No caso do Santander Gold, o valor limite é de US$ 1.000 por evento, podendo ser usado até atingir o valor de US$ 5.000 por ano.
Para saber mais a respeito dos bens elegíveis e as condições para uso do benefício, é necessário acessar os sites das empresas mencionadas.
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