Nova consulta ao lote da Restituição do Imposto de Renda liberada nesta quinta (23); veja como fazer

Veja como fazer a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, liberada hoje pela Receita Federal.

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (23/06) a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Ao todo, 4,25 milhões de contribuintes receberão restituições no próximo lote, que será pago no dia 30 de junho.

Além disso, a Receita também liberou consultas aos chamados lotes residuais de anos anteriores. Nesse caso, contribuinte que caíram na malha fina e resolveram o problema podem conferir se tem direito à restituição.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como fazer a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 e confira mais detalhes sobre estes pagamentos.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

Nova consulta ao lote da Restituição do Imposto de Renda liberada nesta quinta (23); veja como fazer
Veja como fazer a consulta à restituição do Imposto de Renda. Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Para os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda neste ano e desejam saber se receberão restituição neste segundo lote da Receita, o passo a passo para a consulta é o seguinte:

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. Em seguida, informe o seu CPF e data de nascimento digitando apenas os números, ou seja, sem traços ou pontos;
  3. Por fim, digite os caracteres da imagem que aparecer na tela e clique em “Consultar”.

Além disso, quem preferir também pode fazer a consulta pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível na Google Play Store para dispositivos com sistema Android e na App Store para iOS (Apple).

Publicidade

Publicidade

A consulta também permite identificar eventuais pendências para a restituição, como inclusão na malha fina, por exemplo. Nesse caso, é possível corrigir inconsistências por meio de uma declaração retificadora, conforme já explicamos aqui.

Quem tem direito ao segundo lote de restituição?

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda será pago aos contribuintes que entregaram a declaração nos primeiros dias do prazo e não caíram na malha fina.

Além disso, parte dos R$ 6,3 bilhões pagos no próximo lote são destinados a contribuintes com prioridade legal que saíram da malha fina.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário