SISU 2022 libera consulta de vagas para o 1º semestre

As inscrições para o SISU 2022 começam em 15 de fevereiro e terminam no dia 18 do mesmo mês. Veja como se inscrever e consultar as vagas.

As inscrições para o SISU 2022 vão começar em 15 de fevereiro e vão estar disponíveis até o dia 18 do mesmo mês. O resultado deve ser divulgado em 22 de fevereiro. Neste ano, o Governo Federal ampliou o prazo para a realização das matrículas nas instituições de ensino para os candidatos que forem selecionados no programa. 

Antes, ele seria encerrado em 28 de fevereiro, mas agora o período ficou de 23 de fevereiro a 8 de março.

Publicidade

Publicidade

Com isso, os estudantes terão mais tempo para providenciar a documentação exigida pelas instituições de ensino para efetuar a matrícula. A alteração atende ainda às solicitações de representantes de instituições federais de ensino superior, que apresentaram razões pela pertinência de estender o prazo.”, informa o Governo Federal. 

Dessa forma, outras datas do cronograma do SISU 2022 foram alteradas. Veja como elas ficaram:

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro; 
  • Resultado: 22 de fevereiro; 
  • Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março;
  • Manifestar interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março; 
  • Convocação dos selecionados por meio da lista de espera: a partir de 10 de março.

A convocação por meio da lista de espera é feita diretamente pelas instituições de ensino selecionadas pelos estudantes. 

Como consultar vagas do SISU 2022

Inscrições do SISU 2022 começam em fevereiro
Inscrições do SISU 2022 começam em fevereiro. (Imagem: Secom / Divulgação)

O SISU disponibiliza vagas em instituições de ensino superior públicas para estudantes que fizeram o Enem 2021. Para consultar nas Universidades ou Institutos Federais, basta entrar no site oficial, pesquisar o nome do curso ou do local que o candidato deseja estudar. A partir desta busca, o sistema apresenta o número de vagas. 

Publicidade

Publicidade

A partir do início das inscrições, não é apenas o número de vagas que é importante para a seleção de um estudante em um curso ou universidade. Todos os dias, com base no perfil dos candidatos que selecionam uma opção de graduação, a nota de corte, baseada nos resultados do Enem, é atualizada. 

Dessa forma, o aluno precisa ter tido um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir entrar em cursos mais concorridos, como é o caso de Medicina e Direito, por exemplo. 

Quem pode concorrer a uma vaga no SISU 2022?

Para participar do SISU 2022 é necessário:

  • Ter feito o Enem de 2021;
  • Ter obtido nota superior a zero na prova de redação do Enem de 2021, desde que não tenha participado do exame na condição de treineiro, conforme definição do edital do Enem.

As inscrições para esse programa, assim como para o Prouni e Fies, são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Veja o passo a passo para se inscrever no SISU 2022:

  1. Na página do Sisu, clique em “Fazer Inscrição” e na próxima tela clique em “Entrar com GOV.BR” ou “fazer cadastro”;
  2. Atualize os dados cadastrais; 
  3. Escolha até duas opções de curso da sua preferência;
  4. Pesquise as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso;
  5. Clique no curso para ver mais detalhes e as modalidades disponíveis;
  6. Leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer;
  7. Clique em “Escolher esta modalidade” para continuar;
  8. Confira os dados do curso, modalidade de vaga e a documentação que será exigida pela instituição na matrícula;
  9. Clique em “Confirmar minha inscrição”;
  10. Após confirmar sua inscrição, você voltará para a tela “Minha inscrição” e poderá conferir as informações da opção escolhida.

É possível fazer alterações nas opções de curso até o encerramento do período de inscrições. Depois, é necessário ficar atento à classificação parcial, com base na nota de corte. 

O que é o SISU?

Publicidade

Publicidade

O Sistema de Seleção Unificada, o SISU, é um programa do Ministério da Educação, em que instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem tem a melhor classificação, com base nas notas do Enem e número de vagas para o curso, é selecionado. 

O SISU leva em conta alguns critérios extras, como:

  • As vagas são distribuídas obedecendo a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012): algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato;
  • Os cursos podem dar prioridade para algumas áreas do conhecimento no Enem. Por exemplo, um curso de Física vai preferir estudantes que tiveram notas mais altas na prova de Ciências da Natureza.

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário