Inscrição Sisu 2022: Data definida. Calendário completo e condições para inscrição

inscrição sisu 2022
Edital com datas de inscrição e mais detalhes sobre o Sisu 2022 está disponível. Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Após a divulgação das datas de inscrição no Fies, Sisu e Prouni pelo Ministério da Educação (MEC), os editais dos processos seletivos para o primeiro semestre de 2022 saíram hoje (19/01) no Diário Oficial da União.

O Sisu será o primeiro dos três programas a abrir para inscrições. Nesse caso, os candidatos poderão se inscrever gratuitamente em até duas opções de vaga entre os dias 15 e 18 de fevereiro.

Publicidade

Publicidade

Por meio do Sisu, estudantes que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. A seguir, confira mais informações sobre o programa.

inscrição sisu 2022
Edital com datas de inscrição e mais detalhes sobre o Sisu 2022 está disponível. Foto: Vinicius Santa Rosa/Metrópoles

Quem pode se inscrever no Sisu 2022?

Para participar dos processos seletivos do Sisu neste ano, é preciso ter realizado o Enem em 2021. Isso porque o programa seleciona os candidatos conforme a nota média obtida no exame.

Mas ao contrário dos outros dois programas, o Sisu não tem critérios de renda para as vagas de ampla concorrência. Afinal, no Sisu este tipo de critério é encontrado nas vagas disponíveis por cotas.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, 50% das vagas são reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública e têm renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Além disso, a Lei de Cotas também prevê um percentual das vagas para preenchimento por pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Durante o período de inscrições do Sisu, os candidatos podem mudar suas opções de curso enquanto o sistema atualiza as notas de corte. Mas é importante destacar que o sistema considera a última inscrição realizada.

Previsão do resultado do Sisu

Conforme o edital deste primeiro processo seletivo do Sisu em 2022, os resultados saem no dia 22 de fevereiro. No caso dos candidatos que ficarem de fora e quiserem tentar a lista de espera, o prazo para manifestar interesse será até 28 de fevereiro.

Para conferir o cronograma completo do Sisu deste primeiro semestre, basta acessar o edital do programa. Além disso, o documento também traz mais informações sobre critérios, classificação e outros pontos.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar